15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre multiplicação 3º ano

1. Jogo da Multiplicação com Dados

Uma atividade lúdica que envolve o uso de dados para ensinar multiplicação. Os alunos jogam dois dados e multiplicam os números que saem. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que aborda a resolução de problemas que envolvem multiplicação.

2. Cartões de Multiplicação

Os alunos criam cartões com operações de multiplicação. Cada cartão deve conter uma multiplicação em um lado e a resposta no outro. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo e pode ser utilizada para jogos de memória. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que enfatiza a compreensão e a aplicação da multiplicação.

3. Multiplicação com Material Dourado

Utilizar material dourado (ou blocos de base dez) para representar a multiplicação de forma concreta. Os alunos podem montar grupos de unidades e dezenas, facilitando a visualização do conceito de multiplicação. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que envolve a representação e a resolução de situações-problema.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem situações de multiplicação. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conceito. A habilidade BNCC correspondente é EF03LP01, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

5. Bingo da Multiplicação

Organizar um bingo onde as cartelas contêm resultados de multiplicações. O professor chama as operações e os alunos marcam os resultados. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado de forma dinâmica. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que aborda a resolução de problemas envolvendo multiplicação.

6. Jogo da Forca com Fatos de Multiplicação

Os alunos jogam forca, mas em vez de letras, eles devem adivinhar os resultados de multiplicações. Essa atividade promove a memorização e o reconhecimento dos fatos de multiplicação. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que enfatiza a prática da multiplicação.

7. Atividade de Multiplicação com Música

Criar uma música ou rap que envolva a tabuada de multiplicação. Os alunos podem apresentar suas criações, tornando o aprendizado mais divertido e memorável. A habilidade BNCC correspondente é EF03LP01, que aborda a produção de textos em diferentes formatos.

8. Desenho e Multiplicação

Os alunos desenham situações que envolvem multiplicação, como grupos de objetos. Essa atividade ajuda na visualização do conceito e na compreensão da multiplicação como adição repetida. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que envolve a representação de situações-problema.

9. Caça ao Tesouro da Multiplicação

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são problemas de multiplicação. Os alunos devem resolver as multiplicações para encontrar a próxima pista. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que trata da resolução de problemas envolvendo multiplicação.

10. Jogos Online de Multiplicação

Utilizar plataformas digitais que oferecem jogos interativos de multiplicação. Os alunos podem jogar individualmente ou em grupos, promovendo a aprendizagem de forma divertida. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que enfatiza a prática e a resolução de problemas de multiplicação.

11. Multiplicação com Origami

Os alunos utilizam origami para criar figuras que representam multiplicações. Por exemplo, dobrar papel em grupos de 2 ou 3 para visualizar a multiplicação. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que envolve a representação de situações-problema.

12. Atividade de Multiplicação com Jogos de Tabuleiro

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas de multiplicação. Essa atividade combina diversão e aprendizado. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que trata da resolução de problemas envolvendo multiplicação.

13. Multiplicação em Duplas

Os alunos trabalham em duplas para resolver problemas de multiplicação, discutindo as estratégias utilizadas. Essa atividade promove a colaboração e o aprendizado social. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que enfatiza a resolução de problemas.

14. Criação de Jogos de Cartas

Os alunos criam um jogo de cartas onde cada carta tem uma multiplicação e os jogadores devem encontrar a resposta correta. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a memorização. A habilidade BNCC correspondente é EF03MA06, que aborda a prática da multiplicação.

15. Teatro de Sombras com Multiplicação

Os alunos criam uma apresentação de teatro de sombras que ilustra problemas de multiplicação. Essa atividade combina arte e matemática, tornando o aprendizado mais envolvente. A habilidade BNCC correspondente é EF03LP01, que trata da produção de textos em diferentes formatos.