15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre minhocas educação infantil

1. Observação de Minhocas no Solo

Inicie a atividade levando as crianças para um espaço ao ar livre, como um jardim ou parque, onde possam observar o solo. Peça que elas procurem minhocas e as observem de perto. Essa atividade pode ser enriquecida com a utilização de lupas. Os alunos devem registrar suas observações em um caderno, desenhando as minhocas e anotando suas características. Essa atividade está alinhada à habilidade CIENCIAS – EF02CI01, que aborda a observação de seres vivos em seu habitat.

2. Criação de um Terrário de Minhocas

Proponha que os alunos criem um terrário para minhocas utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET. Eles devem colocar terra, folhas e, claro, as minhocas. Essa atividade permite que as crianças aprendam sobre o ecossistema e a importância das minhocas na natureza. A habilidade CIENCIAS – EF02CI02 é contemplada, pois envolve a construção de um modelo que representa um ambiente natural.

3. Jogo da Memória das Minhocas

Crie um jogo da memória com cartões que apresentem imagens de minhocas e informações sobre suas características e funções no solo. As crianças devem jogar em duplas, buscando formar pares. Essa atividade estimula a memória e o conhecimento sobre o tema, alinhando-se à habilidade LINGUAGENS – EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

4. Contação de Histórias sobre Minhocas

Organize uma sessão de contação de histórias onde as crianças possam ouvir narrativas que envolvam minhocas como protagonistas. Após a contação, incentive os alunos a criarem suas próprias histórias. Essa atividade desenvolve a criatividade e a linguagem oral, atendendo à habilidade LINGUAGENS – EF15LP02, que trata da produção de textos orais.

5. Experimento de Solo com Minhocas

Realize um experimento simples onde as crianças possam entender o papel das minhocas na aeração do solo. Utilize dois potes com terra, um com minhocas e outro sem. Após alguns dias, compare a diferença na estrutura do solo. Essa atividade está relacionada à habilidade CIENCIAS – EF02CI03, que envolve a realização de investigações científicas.

6. Música das Minhocas

Crie uma música ou uma canção sobre minhocas, envolvendo as crianças na composição e na apresentação. Elas podem criar gestos e movimentos que representem as minhocas. Essa atividade estimula a expressão artística e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade LINGUAGENS – EF15AR01, que trata da criação artística.

7. Minhocas em Quadrinhos

Proponha que os alunos criem uma história em quadrinhos onde as minhocas são os personagens principais. Eles devem desenhar e escrever diálogos, explorando a narrativa visual. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de escrita, atendendo à habilidade LINGUAGENS – EF15LP03, que envolve a produção de textos escritos.

8. Pintura de Minhocas

Organize uma atividade de pintura onde as crianças possam criar suas próprias minhocas utilizando tinta e papel. Elas podem explorar diferentes cores e formas, desenvolvendo a coordenação motora e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade LINGUAGENS – EF15AR02, que trata da expressão artística através da pintura.

9. Minhocas e Sustentabilidade

Promova uma discussão sobre a importância das minhocas para a sustentabilidade do solo e como elas ajudam na decomposição de matéria orgânica. As crianças podem criar cartazes informativos sobre o tema. Essa atividade se relaciona à habilidade CIENCIAS – EF02CI04, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

10. Teatro de Fantoches de Minhocas

Incentive as crianças a criarem fantoches de minhocas utilizando materiais recicláveis. Após a confecção, elas podem apresentar pequenas peças teatrais, explorando a narrativa e a expressão corporal. Essa atividade está alinhada à habilidade LINGUAGENS – EF15AR03, que envolve a realização de apresentações artísticas.