15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre meu nome para educação infantil

1. Atividade de Apresentação Pessoal: Os alunos devem criar um cartaz com seu nome, idade, e uma ilustração que represente algo que gostam. Essa atividade estimula a expressão pessoal e a socialização. Habilidade BNCC: EI02CG01.

2. Caça ao Nome: Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são palavras que formam o nome de cada aluno. Essa atividade promove a leitura e a escrita de forma lúdica. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Jogo da Memória com Nomes: Crie um jogo da memória utilizando cartões com os nomes dos alunos e suas fotos. Essa atividade ajuda na memorização e na interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EI03EF02.

4. História do Nome: Cada aluno deve contar a história do seu nome, como foi escolhido e o que ele significa. Essa atividade desenvolve a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EI03CG02.

5. Arte com Letras: Os alunos devem criar uma obra de arte utilizando as letras do seu nome. Essa atividade estimula a criatividade e o reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EI03EF03.

6. Roda de Nomes: Realize uma roda onde cada aluno diz seu nome e uma característica que gosta. Essa atividade promove a autoestima e a empatia. Habilidade BNCC: EI03CG03.

7. Canção do Nome: Crie uma canção onde cada aluno canta seu nome em um ritmo divertido. Essa atividade estimula a musicalidade e a memorização. Habilidade BNCC: EI03EF04.

8. Nome em Diferentes Idiomas: Pesquise como se escreve o nome de cada aluno em diferentes idiomas e crie um mural. Essa atividade promove a diversidade cultural. Habilidade BNCC: EI03EF05.

9. Desenho do Nome: Os alunos devem desenhar algo que represente seu nome. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação. Habilidade BNCC: EI03EF06.

10. Jogo de Palavras: Crie um jogo onde os alunos devem formar palavras a partir das letras do seu nome. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a linguagem. Habilidade BNCC: EI03EF07.

11. História em Quadrinhos: Os alunos devem criar uma história em quadrinhos onde o protagonista tem o mesmo nome que eles. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa. Habilidade BNCC: EI03EF08.

12. Nome e Natureza: Os alunos devem associar seu nome a um elemento da natureza e apresentar. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03EF09.

13. Teatro dos Nomes: Organize uma pequena peça onde cada aluno representa um personagem com o seu nome. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03EF10.

14. Nome e Cores: Os alunos devem escolher cores que representam seu nome e explicar a escolha. Essa atividade promove a autoexpressão e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03EF11.

15. Jogo de Bingo dos Nomes: Crie um bingo onde os alunos devem marcar os nomes dos colegas ao ouvir. Essa atividade promove a atenção e a interação social. Habilidade BNCC: EI03EF12.