15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre meios de comunicação 3º ano

1. Criação de um Jornal da Turma

Nesta atividade, os alunos serão convidados a criar um jornal da turma, onde poderão escrever sobre eventos da escola, notícias locais e até mesmo entrevistas com professores e colegas. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Fake News

Os alunos participarão de um debate sobre a importância de verificar as informações antes de compartilhá-las. Serão apresentados exemplos de fake news e discutidas suas consequências. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de um Podcast

Os alunos criarão um podcast sobre um tema de interesse da turma, utilizando ferramentas digitais. Eles aprenderão sobre roteiro, gravação e edição, além de desenvolver habilidades de comunicação oral. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Análise de Propagandas

Nesta atividade, os alunos analisarão diferentes tipos de propagandas, discutindo suas estratégias e impactos. Eles poderão criar suas próprias propagandas, utilizando elementos visuais e textuais. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de uma Rede Social da Turma

Os alunos desenvolverão uma rede social fictícia para a turma, onde poderão compartilhar ideias, fotos e eventos. Essa atividade promove a colaboração e o uso responsável das redes sociais. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevista com um Profissional da Comunicação

Os alunos poderão entrevistar um jornalista ou outro profissional da comunicação, aprendendo sobre a rotina e os desafios da profissão. Essa atividade estimula a curiosidade e o respeito pelas diferentes áreas de atuação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de um Blog

Os alunos criarão um blog sobre um tema de interesse, onde poderão publicar textos, fotos e vídeos. Essa atividade incentiva a escrita criativa e o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Produção de Vídeos Informativos

Nesta atividade, os alunos produzirão vídeos informativos sobre temas relevantes, utilizando recursos audiovisuais. Eles aprenderão sobre roteiro, gravação e edição, além de desenvolver habilidades de comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos criarão cartazes informativos sobre a importância da comunicação e dos meios de comunicação. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Discussão sobre a História da Comunicação

Os alunos participarão de uma discussão sobre a evolução dos meios de comunicação, desde a escrita até as redes sociais. Essa atividade promove o conhecimento histórico e a reflexão sobre o impacto da comunicação na sociedade. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Fanzines

Os alunos poderão criar fanzines, que são revistas feitas por eles mesmos, abordando temas de interesse da turma. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Perguntas sobre Meios de Comunicação

Os alunos participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre os diferentes meios de comunicação, suas características e funções. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de uma Linha do Tempo da Comunicação

Os alunos criarão uma linha do tempo destacando os principais marcos da história da comunicação. Essa atividade ajuda a visualizar a evolução dos meios de comunicação ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Análise de Programas de TV

Nesta atividade, os alunos assistirão a diferentes programas de TV e discutirão suas características, públicos-alvo e impactos sociais. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a análise de mídia. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos desenvolverão uma campanha de conscientização sobre um tema relevante, utilizando diferentes meios de comunicação. Essa atividade estimula a criatividade e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EF15LP15.