15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre meio ambiente educação infantil

1. Criação de um Jardim Secreto

Uma atividade que estimula a conexão das crianças com a natureza é a criação de um jardim secreto. Os alunos podem escolher plantas nativas, aprender sobre suas características e a importância da biodiversidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI02CG01, que aborda a exploração do meio ambiente e suas interações.

2. Oficina de Reciclagem

Promover uma oficina de reciclagem é uma excelente forma de ensinar as crianças sobre a importância da redução de resíduos. Os alunos podem trazer materiais recicláveis de casa e aprender a transformá-los em novos objetos, como brinquedos ou utensílios. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02ET05, que incentiva a prática de hábitos sustentáveis.

3. Contação de Histórias Ambientais

A contação de histórias que abordam temas ambientais é uma maneira lúdica de ensinar sobre a preservação do meio ambiente. Os professores podem escolher livros que falem sobre a fauna e flora locais, promovendo discussões sobre a importância de cuidar do planeta. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EI02LP03, que envolve a apreciação e a produção de narrativas.

4. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a filtragem e a purificação, ajuda as crianças a entenderem a importância desse recurso. Os alunos podem observar como a água pode ser limpa e reutilizada, promovendo a consciência sobre a escassez hídrica. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI02CI01, que trata da observação e experimentação de fenômenos naturais.

5. Mapa da Natureza

Os alunos podem criar um mapa da natureza da escola ou do bairro, identificando áreas verdes, árvores e animais que habitam a região. Essa atividade estimula a observação e a valorização do espaço onde vivem, além de promover o respeito à biodiversidade. Relaciona-se com a habilidade BNCC EI02CG02, que envolve a exploração do espaço geográfico.

6. Dia do Descarte Consciente

Organizar um dia do descarte consciente, onde as crianças aprendem a separar o lixo corretamente e a importância da coleta seletiva. Os alunos podem participar de atividades práticas, como a montagem de lixeiras coloridas para diferentes tipos de resíduos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI02ET04, que aborda a responsabilidade ambiental.

7. Visita a uma Reserva Natural

Planejar uma visita a uma reserva natural ou parque ecológico permite que as crianças vivenciem a natureza de perto. Durante a visita, os alunos podem observar a fauna e a flora locais, aprendendo sobre a importância da preservação desses espaços. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02CG03, que trata da valorização do patrimônio natural.

8. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que promovam a conscientização sobre questões ambientais, como a poluição e a preservação das espécies. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de disseminar informações importantes para a comunidade escolar. Está alinhada à habilidade BNCC EI02LP04, que envolve a produção de textos e imagens.

9. Jogo de Memória sobre Animais em Extinção

Desenvolver um jogo de memória que inclua imagens de animais em extinção e informações sobre suas características e habitats. Essa atividade lúdica ajuda as crianças a aprenderem sobre a biodiversidade e a importância da conservação das espécies. Relaciona-se com a habilidade BNCC EI02CI02, que trata da identificação e valorização dos seres vivos.

10. Plantio de Árvores

Organizar um dia de plantio de árvores na escola ou em um espaço comunitário é uma atividade que ensina sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Os alunos podem aprender sobre as espécies nativas e os benefícios que elas trazem para o ecossistema. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI02CG04, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.