15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre medidas e grandezas

1. Medindo o Tempo com Relógios Artesanais

Uma atividade prática onde os alunos podem criar seus próprios relógios utilizando materiais recicláveis. A proposta é que, ao final, cada aluno apresente seu relógio e explique como ele funciona, relacionando a atividade com a habilidade BNCC EF02MA10, que aborda a leitura e interpretação de horas em relógios analógicos e digitais.

2. Explorando a Medida de Comprimentos com Passos

Nesta atividade, os alunos devem medir a sala de aula utilizando apenas seus passos. Após a medição, eles devem comparar os resultados e discutir as variações nas medidas, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA11, que trata da comparação de medidas de comprimento utilizando diferentes unidades.

3. Criando Gráficos de Temperatura

Os alunos coletarão dados sobre a temperatura ao longo de uma semana e criarão gráficos para representar essas informações. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF03MA17, que envolve a coleta e organização de dados para a construção de gráficos e tabelas.

4. A Experiência da Balança

Os alunos utilizarão balanças para medir o peso de diferentes objetos. A atividade inclui a comparação dos pesos e a discussão sobre as unidades de medida, alinhando-se à habilidade BNCC EF03MA12, que aborda a noção de massa e suas unidades de medida.

5. Medindo a Área com Quadrados de Papel

Os alunos devem recortar quadrados de papel e utilizá-los para medir a área de diferentes superfícies na sala de aula. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF04MA13, que trata da noção de área e suas unidades de medida.

6. Explorando a Capacidade com Frascos

Utilizando frascos de diferentes tamanhos, os alunos devem estimar e depois medir a capacidade de cada um. A atividade está ligada à habilidade BNCC EF04MA14, que aborda a noção de volume e suas unidades de medida.

7. A Medida do Tempo em Atividades Físicas

Os alunos devem cronometrar quanto tempo levam para realizar diferentes atividades físicas, como correr ou pular. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF05MA15, que envolve a medição do tempo em diferentes contextos.

8. Comparando Distâncias com Mapas

Os alunos utilizarão mapas para medir distâncias entre diferentes pontos. Eles devem calcular a distância real utilizando a escala do mapa, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA16, que trata da noção de distância e suas representações.

9. Experimentos com Temperatura e Estado da Água

Os alunos realizarão experimentos para observar como a temperatura afeta o estado da água (sólido, líquido, gasoso). A atividade está relacionada à habilidade BNCC EF06CI01, que aborda a relação entre temperatura e mudanças de estado físico.

10. Criando um Relógio Solar

Os alunos construirão um relógio solar e aprenderão a medir o tempo com base na posição do sol. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF06MA10, que trata da leitura e interpretação de diferentes formas de medir o tempo.