15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre medidas de comprimento para educação infantil

1. Medindo com Passos

Uma atividade divertida para crianças é medir distâncias usando os próprios passos. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um objeto na sala de aula ou no pátio da escola. Eles devem medir a distância até o objeto, contando quantos passos são necessários. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA05), que envolve a utilização de unidades não convencionais de medida.

2. Fita Métrica Colorida

Os professores podem criar uma fita métrica colorida com papel kraft e marcadores. As crianças podem usar essa fita para medir diferentes objetos na sala. A atividade pode ser enriquecida com perguntas sobre qual objeto é maior ou menor, promovendo a comparação de medidas. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF02MA06), que envolve a comparação de medidas.

3. Corrida de Medidas

Organize uma corrida onde as crianças devem correr até um ponto específico e voltar, medindo a distância percorrida com cordas ou fitas. Essa atividade não só promove a atividade física, mas também ensina sobre medidas de comprimento de forma prática. A habilidade BNCC (EF02MA05) é contemplada, pois envolve a medição de distâncias.

4. Jogo de Adivinhação de Comprimento

Os alunos devem adivinhar o comprimento de diferentes objetos, como lápis, borrachas e livros. Após as adivinhações, eles podem medir os objetos com régua ou fita métrica, verificando quem fez a melhor estimativa. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF02MA06), que envolve estimativas e medições.

5. Criação de Gráficos de Medidas

As crianças podem medir objetos e registrar as medidas em gráficos. Por exemplo, cada aluno pode medir a altura de sua planta e registrar em um gráfico de barras. Essa atividade promove a visualização de dados e está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA07), que envolve a organização e interpretação de dados.

6. Explorando o Ambiente

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre, onde eles devem medir a altura de árvores ou a largura de caminhos usando passos ou cordas. Essa atividade conecta a matemática com a natureza e atende à habilidade BNCC (EF02MA05), que envolve a medição em diferentes contextos.

7. Medidas com Materiais Recicláveis

Utilize garrafas plásticas, caixas e outros materiais recicláveis para criar um jogo de medição. As crianças podem medir o comprimento, a largura e a altura dos objetos, promovendo a consciência ambiental. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA06), que envolve a comparação de medidas.

8. Desenhando Medidas

Peça aos alunos que desenhem objetos em diferentes escalas. Por exemplo, eles podem desenhar uma maçã grande e uma pequena, e depois medir as dimensões. Essa atividade ajuda a entender a escala e está relacionada à habilidade BNCC (EF02MA07), que envolve a representação de medidas.

9. Medindo com Cordas

Forneça cordas de diferentes comprimentos e peça que as crianças meçam objetos na sala de aula. Elas podem comparar as cordas com os objetos e discutir qual é maior ou menor. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF02MA05), que envolve a medição de comprimentos.

10. Jogo de Medidas em Duplas

As crianças podem formar duplas e medir a altura de seus colegas usando fitas métricas. Após a medição, elas devem registrar os dados e discutir as diferenças. Essa atividade promove a interação social e está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA06), que envolve a comparação de medidas.