15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre medidas de comprimento 5º ano

1. Medindo com Passos

Nesta atividade, os alunos devem medir a sala de aula utilizando apenas os próprios passos. Cada aluno deve contar quantos passos são necessários para percorrer a largura e o comprimento da sala. Essa atividade estimula a percepção espacial e a comparação de medidas. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

2. Criando uma Fita Métrica Gigante

Os alunos podem criar uma fita métrica gigante utilizando papel kraft. Eles devem desenhar as marcas de centímetros e metros, e depois utilizá-la para medir objetos na sala. Essa atividade promove a prática da medição e a compreensão das unidades de medida. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

3. Corrida de Medidas

Organize uma corrida onde os alunos devem correr uma distância específica, que pode ser medida em metros. Após a corrida, eles devem registrar o tempo que levaram e a distância percorrida. Essa atividade combina movimento e matemática, além de ensinar sobre a relação entre tempo e distância. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

4. Explorando o Ambiente

Leve os alunos para fora da sala de aula e peça que meçam diferentes objetos naturais, como árvores e bancos, utilizando a fita métrica criada anteriormente. Essa atividade incentiva a observação do ambiente e a aplicação prática das medidas. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

5. Jogo da Medida

Crie um jogo em que os alunos devem adivinhar o comprimento de diferentes objetos, como lápis, mesas e livros. Após as adivinhações, eles devem medir os objetos para verificar quem chegou mais perto. Essa atividade estimula o raciocínio e a comparação de medidas. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

6. Construindo um Gráfico de Medidas

Os alunos devem medir a altura de diferentes colegas e registrar os dados em um gráfico de barras. Essa atividade ajuda a visualizar a comparação de medidas e a trabalhar com dados. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

7. Desafio da Fita Métrica

Divida a turma em grupos e desafie-os a medir o maior número de objetos em um tempo determinado. Cada grupo deve apresentar suas medidas e discutir as diferenças encontradas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação prática das medidas. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

8. Medindo com Cordas

Forneça cordas de diferentes comprimentos e peça que os alunos meçam objetos na sala de aula. Eles devem registrar as medidas e discutir as diferenças entre as cordas. Essa atividade ajuda a entender a importância da precisão na medição. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

9. A Arte das Medidas

Os alunos devem criar uma obra de arte utilizando medidas específicas, como um mural que represente diferentes comprimentos. Essa atividade combina criatividade com matemática, incentivando a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.

10. Medidas em Receitas

Peça aos alunos que tragam receitas de casa que utilizem medidas de comprimento, como a altura de um bolo ou o comprimento de uma pizza. Eles devem apresentar as receitas e discutir as medidas envolvidas. Essa atividade conecta a matemática com a vida cotidiana. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Medir e estimar medidas de comprimento, utilizando diferentes unidades de medida.