15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre lixo e reciclagem para educação infantil

1. Coleta Seletiva na Sala de Aula

Uma atividade prática que envolve a coleta seletiva de materiais recicláveis na sala de aula. Os alunos podem aprender a separar papel, plástico, vidro e metal, utilizando lixeiras coloridas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a importância da reciclagem e do consumo consciente.

2. Criação de Lixeiras Artesanais

Os alunos podem criar lixeiras utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de papelão. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de estar relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a produção de objetos a partir de materiais reutilizáveis.

3. Jogo da Memória com Materiais Recicláveis

Desenvolver um jogo da memória utilizando imagens de materiais recicláveis e suas respectivas lixeiras. Essa atividade ajuda os alunos a aprenderem sobre a separação correta dos resíduos e está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR03, que promove a identificação e classificação de materiais recicláveis.

4. Visita a uma Cooperativa de Reciclagem

Organizar uma visita a uma cooperativa de reciclagem local. Os alunos poderão observar o processo de reciclagem na prática e entender a importância desse trabalho para a comunidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR04, que aborda a valorização do trabalho coletivo e a consciência social.

5. Contação de Histórias sobre Lixo e Reciclagem

Realizar uma sessão de contação de histórias que abordem temas relacionados ao lixo e à reciclagem. Essa atividade estimula a imaginação e a reflexão dos alunos sobre o impacto do lixo no meio ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a leitura e a interpretação de textos.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. Essa atividade promove a expressão artística e a conscientização ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR06, que envolve a produção de textos e imagens para comunicar ideias.

7. Experimentos com Materiais Recicláveis

Realizar experimentos simples utilizando materiais recicláveis, como a construção de um vulcão com bicarbonato e vinagre em garrafas PET. Essa atividade estimula a curiosidade científica e está relacionada à habilidade BNCC EF15AR07, que incentiva a investigação e a experimentação.

8. Oficina de Artes com Lixo Reciclável

Promover uma oficina de artes onde os alunos possam criar obras utilizando lixo reciclável, como latas, papel e plásticos. Essa atividade estimula a criatividade e a reutilização de materiais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR08, que aborda a produção artística com materiais diversos.

9. Música e Dança sobre Reciclagem

Desenvolver uma música ou dança que aborde a temática da reciclagem. Os alunos podem criar letras que falem sobre a importância de cuidar do planeta. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR09, que promove a expressão corporal e musical.

10. Criação de um Diário do Lixo

Os alunos podem manter um diário onde registram a quantidade de lixo que produzem durante uma semana e como podem reduzir esse volume. Essa atividade promove a reflexão sobre o consumo e está relacionada à habilidade BNCC EF15AR10, que incentiva a análise crítica sobre hábitos de consumo.