15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre letras maiúsculas e minúsculas

1. Jogo da Memória com Letras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com letras maiúsculas e minúsculas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e a identificação das letras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de letras em diferentes formas.

2. Caça-Palavras de Letras

Desenvolva um caça-palavras que contenha palavras escritas em letras maiúsculas e minúsculas. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever cada uma delas na forma correta. Essa atividade promove a habilidade EF15LP02, que envolve a identificação e a produção de palavras.

3. Cartazes de Letras

Pede-se aos alunos que criem cartazes ilustrativos com letras maiúsculas e minúsculas, utilizando recortes de revistas ou desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos e da organização visual.

4. Bingo de Letras

Organize um bingo onde as cartelas contenham letras em maiúsculas e minúsculas. O professor chama as letras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é uma forma divertida de trabalhar a habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a identificação de letras.

5. Histórias com Letras

Peça aos alunos que escrevam pequenas histórias utilizando palavras que começam com letras maiúsculas e minúsculas. Em seguida, eles podem compartilhar suas histórias em grupos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que aborda a produção de textos narrativos.

6. Atividade de Classificação

Forneça uma lista de palavras e peça aos alunos que classifiquem-nas em letras maiúsculas e minúsculas. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP06, que envolve a análise e a organização de informações.

7. Desenho e Letra

Os alunos devem desenhar um objeto e escrever seu nome em letras maiúsculas e minúsculas. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a relação entre imagem e texto.

8. Música das Letras

Crie uma música ou rima que inclua letras maiúsculas e minúsculas. Os alunos podem cantar e acompanhar com gestos, facilitando a memorização. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que aborda a oralidade e a musicalidade na linguagem.

9. Jogo do Alfabeto

Organize um jogo onde os alunos devem formar palavras utilizando letras em maiúsculas e minúsculas. O professor pode fornecer um tema, e os alunos devem competir para ver quem consegue formar mais palavras. Essa atividade promove a habilidade EF15LP09, que envolve a formação de palavras e a ortografia.

10. Atividade de Recorte e Colagem

Peça aos alunos que recortem letras de revistas e montem palavras ou frases utilizando letras maiúsculas e minúsculas. Essa atividade estimula a coordenação motora e está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção escrita e a criatividade.