15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre lendas para 4º ano

1. Contação de Histórias de Lendas

Inicie a atividade com uma contação de histórias que envolva lendas populares brasileiras, como a Lenda do Saci Pererê ou a Lenda da Iara. Os alunos poderão ouvir atentamente e, em seguida, discutir em grupos sobre os elementos que compõem essas narrativas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a apreciação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Quadrinhos

Após a contação das lendas, os alunos podem criar quadrinhos que retratem a história que mais gostaram. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de texto, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Pesquisa sobre Lendas Regionais

Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por pesquisar uma lenda de sua região. Eles devem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e a valorização da cultura local. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da pesquisa e apresentação de informações.

4. Dramatização de Lendas

Os alunos podem escolher uma lenda e dramatizá-la em sala de aula. Essa atividade não só desenvolve habilidades de expressão oral e corporal, mas também promove o trabalho em equipe e a criatividade. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a expressão artística.

5. Criação de um Livro de Lendas

Os alunos podem coletar as lendas que aprenderam e criar um livro ilustrado. Cada aluno pode contribuir com uma lenda, ilustrações e uma breve análise do que aprendeu. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a produção de textos coletivos.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Após o estudo das lendas, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre as histórias que aprenderam. Essa atividade estimula a memória e a compreensão, além de promover a competição saudável. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a interpretação de textos.

7. Mapa das Lendas

Os alunos podem criar um mapa que localize as lendas estudadas, indicando onde cada uma delas se originou. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e geografia, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas.

8. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir pequenos vídeos contando uma lenda ou dramatizando-a. Essa atividade envolve o uso de tecnologia e estimula a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a produção de textos multimídia.

9. Debate sobre a Moral das Lendas

Promova um debate em sala de aula sobre as lições e morais que as lendas trazem. Os alunos podem discutir o que aprenderam e como essas histórias se aplicam à vida cotidiana. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

10. Criação de Lendas Originais

Por fim, os alunos podem ser desafiados a criar suas próprias lendas, utilizando elementos da cultura local ou inventando novos personagens e histórias. Essa atividade estimula a imaginação e a escrita criativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que trata da criação de narrativas originais.