15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre lendas e mitos

1. Contação de Histórias de Lendas

Uma atividade envolvente é a contação de histórias de lendas e mitos locais. Os alunos podem pesquisar e apresentar lendas de diferentes regiões do Brasil, utilizando recursos como imagens e vídeos. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, além de promover o respeito à diversidade cultural. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos baseados em lendas e mitos. Essa atividade permite que eles interpretem as histórias de forma visual, desenvolvendo habilidades artísticas e narrativas. Os quadrinhos podem ser expostos na escola, promovendo a troca de conhecimentos entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Dramatização de Mitos

A dramatização é uma excelente forma de vivenciar as lendas. Os alunos podem formar grupos e encenar diferentes mitos, utilizando figurinos e adereços. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a expressão corporal, além de aprofundar o entendimento sobre as histórias. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

4. Pesquisa e Apresentação

Os alunos podem realizar pesquisas sobre lendas e mitos específicos e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, organização de informações e oratória. Os alunos podem usar recursos multimídia para enriquecer suas apresentações. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

5. Criação de Mapa das Lendas

Os alunos podem criar um mapa que localize as lendas e mitos do Brasil. Essa atividade integra geografia e literatura, permitindo que os alunos visualizem a diversidade cultural do país. O mapa pode ser digital ou físico, e os alunos podem apresentar suas criações para a turma. Habilidade BNCC: (EF15GE01).

6. Oficina de Escrita Criativa

Promova uma oficina de escrita criativa onde os alunos possam criar suas próprias lendas e mitos. Essa atividade estimula a imaginação e a habilidade de escrita, além de permitir que os alunos explorem temas relevantes para eles. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

7. Análise de Lendas em Grupo

Os alunos podem se dividir em grupos para analisar diferentes lendas e discutir seus significados e contextos. Essa atividade promove o pensamento crítico e a colaboração, além de aprofundar o entendimento sobre as narrativas. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre lendas e mitos. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre o tema. Essa atividade é divertida e educativa, incentivando a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

9. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast onde discutem lendas e mitos, trazendo convidados para compartilhar suas experiências. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia, além de permitir que os alunos explorem a narrativa de forma inovadora. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

10. Exposição de Arte Inspirada em Lendas

Os alunos podem criar obras de arte inspiradas em lendas e mitos, utilizando diferentes técnicas e materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover uma exposição na escola para compartilhar as criações. Habilidade BNCC: (EF15AR02).