15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre lendas

1. Contação de Histórias de Lendas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é uma excelente maneira de introduzir lendas para os alunos. Os professores podem selecionar lendas populares da cultura brasileira, como a Lenda do Saci ou a Lenda da Iara, e narrá-las de forma envolvente. Os alunos podem ser incentivados a discutir os elementos da história, como personagens, conflitos e lições morais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que aborda a análise e interpretação de narrativas.

2. Criação de Quadrinhos sobre Lendas

Os alunos podem criar quadrinhos que retratem suas lendas favoritas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da estrutura narrativa. Os estudantes devem incluir os principais elementos da lenda, como o cenário, os personagens e o desfecho. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP06, que enfatiza a produção de textos em diferentes formatos.

3. Dramatização de Lendas

A dramatização é uma forma dinâmica de explorar lendas. Os alunos podem ser divididos em grupos e escolher uma lenda para encenar. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística, além de aprofundar a compreensão da narrativa. A habilidade BNCC EF15AR02, que trata da criação e apresentação de produções artísticas, é contemplada nesta atividade.

4. Pesquisa sobre Lendas Regionais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre lendas de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade pode incluir entrevistas com familiares ou visitas a bibliotecas. Os alunos devem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a troca de conhecimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que envolve a pesquisa e a sistematização de informações.

5. Criação de um Mapa das Lendas

Os alunos podem criar um mapa que localize as lendas estudadas. Essa atividade ajuda a conectar as histórias à geografia brasileira, permitindo que os alunos visualizem onde cada lenda se origina. A habilidade BNCC EF15GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas, é abordada nesta atividade.

6. Debate sobre a Moral das Lendas

Promover um debate sobre as lições morais contidas nas lendas é uma excelente maneira de estimular o pensamento crítico. Os alunos podem discutir como as lendas refletem valores culturais e sociais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a análise crítica de textos.

7. Criação de Lendas Originais

Os alunos podem ser desafiados a criar suas próprias lendas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita. Os alunos devem apresentar suas lendas para a turma, permitindo a troca de ideias e feedback. A habilidade BNCC EF15LP08, que trata da produção de textos originais, é contemplada nesta atividade.

8. Ilustração de Personagens de Lendas

Os alunos podem ilustrar os personagens das lendas estudadas. Essa atividade permite que os alunos expressem sua interpretação visual das histórias. Os professores podem incentivar a discussão sobre as características dos personagens e suas funções na narrativa. A habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de artes visuais, é abordada aqui.

9. Jogo de Perguntas sobre Lendas

Um jogo de perguntas e respostas sobre lendas pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem ser divididos em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre as lendas estudadas. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que trata da interação em situações de comunicação.

10. Criação de um Livro de Lendas

Os alunos podem coletar suas lendas favoritas e criar um livro ilustrado. Essa atividade envolve pesquisa, escrita e ilustração, permitindo que os alunos expressem sua criatividade de várias maneiras. O livro pode ser compartilhado com outras turmas ou na biblioteca da escola. A habilidade BNCC EF15LP10, que aborda a produção de textos coletivos, é contemplada nesta atividade.