15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre leitura infantil

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma atividade que envolve o professor lendo um livro em voz alta para os alunos, permitindo que eles acompanhem a história visualmente. Essa prática estimula a imaginação e a compreensão textual. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a importância da leitura em diferentes contextos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos criam suas próprias histórias em quadrinhos a partir de um livro lido. Essa prática incentiva a interpretação e a criatividade, além de desenvolver a habilidade de síntese. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

3. Jogo da Memória Literária

Os alunos participam de um jogo da memória utilizando personagens e elementos de histórias lidas em sala. Essa atividade promove a fixação do conteúdo e a associação de ideias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a identificação de personagens e enredos.

4. Dramatização de Contos

Os alunos escolhem um conto lido e o dramatizam em grupos. Essa atividade estimula a expressão corporal e a interpretação, além de reforçar a compreensão da narrativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que aborda a interpretação de textos literários.

5. Clube do Livro

Formar um clube do livro onde os alunos discutem as obras lidas é uma excelente forma de promover a leitura crítica. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e reflexões sobre os livros. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que trata da análise crítica de textos.

6. Criação de Resenhas Literárias

Os alunos escrevem resenhas sobre os livros que leram, destacando os pontos principais e suas impressões. Essa atividade desenvolve a escrita e a capacidade de argumentação. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que envolve a produção de textos opinativos.

7. Ilustração de Livros

Nesta atividade, os alunos ilustram cenas de um livro lido, estimulando a interpretação visual e a criatividade. As ilustrações podem ser expostas em uma galeria na escola. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que aborda a relação entre texto e imagem.

8. Caça ao Tesouro Literário

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde pistas são baseadas em livros lidos. Essa atividade promove a leitura e a resolução de problemas de forma divertida. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que envolve a busca de informações em textos.

9. Criação de Fantoches

Os alunos criam fantoches de personagens de histórias lidas e realizam uma apresentação. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que trata da oralidade e da expressão artística.

10. Mapa da História

Os alunos elaboram um mapa que representa a trajetória dos personagens de um livro. Essa atividade ajuda na compreensão da estrutura narrativa e no desenvolvimento do pensamento crítico. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que envolve a análise da estrutura de narrativas.