15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre leitura e escrita 1º ano

1. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Uma atividade que envolve a leitura de histórias em quadrinhos pode ser muito atrativa para os alunos do 1º ano. Os professores podem selecionar tirinhas que abordem temas do cotidiano, estimulando a interpretação e a análise crítica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem ser incentivados a criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita criativa e a colaboração entre os alunos. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que trata da produção de textos coletivos e da organização de ideias.

3. Jogo da Memória com Palavras

Um jogo da memória que utiliza palavras e imagens pode ajudar os alunos a associar letras a sons e significados. Essa atividade lúdica é excelente para o desenvolvimento da leitura e escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que aborda a relação entre letras e sons.

4. Contação de Histórias

Promover sessões de contação de histórias, onde os alunos podem ouvir e depois recontar a história com suas próprias palavras, ajuda a desenvolver a oralidade e a escrita. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP04, que envolve a produção e a reescrita de narrativas.

5. Atividade de Rimas

Os alunos podem criar poesias simples utilizando rimas. Essa atividade estimula a criatividade e a sonoridade das palavras, além de trabalhar a escrita. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que trata da produção de textos poéticos.

6. Leitura de Livros Infantis

Realizar sessões de leitura de livros infantis, onde os alunos podem discutir os personagens e a trama, é uma ótima maneira de incentivar a leitura. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP06, que envolve a análise de narrativas literárias.

7. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas que estudaram, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a escrita e a organização de informações. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que trata da produção de textos informativos.

8. Jogo de Palavras Cruzadas

Um jogo de palavras cruzadas com palavras que os alunos aprenderam pode ser uma forma divertida de revisar o vocabulário. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP08, que envolve a identificação e a utilização de palavras em diferentes contextos.

9. Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário de classe, onde registram suas atividades e aprendizados. Essa prática estimula a escrita reflexiva e a organização de pensamentos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que trata da produção de textos pessoais.

10. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar e apresentar peças de teatro de fantoches, desenvolvendo a oralidade e a criatividade. Essa atividade também pode incluir a escrita de roteiros. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP10, que envolve a produção de textos dramatúrgicos.