15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre indústria cultural

1. Análise de Filmes e Séries

Os alunos podem assistir a um filme ou série que retrate aspectos da indústria cultural, como a produção cinematográfica ou a música popular. Após a exibição, os alunos devem discutir em grupos os elementos que compõem a narrativa, a estética e a mensagem do filme ou série. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13CNT101, que envolve a análise crítica de diferentes linguagens artísticas.

2. Criação de Podcast

Os estudantes podem criar um podcast sobre um tema relacionado à indústria cultural, como a evolução da música brasileira ou a influência das redes sociais na produção cultural. Eles devem pesquisar, roteirizar e gravar o episódio, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EM13LP12, que trata da produção de textos orais e escritos.

3. Debate sobre Cultura Pop

Organizar um debate em sala de aula sobre a influência da cultura pop na sociedade contemporânea. Os alunos devem se preparar para defender diferentes pontos de vista, utilizando exemplos de músicas, filmes e séries. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13LP13, que aborda a argumentação e a construção de opiniões fundamentadas.

4. Produção de Vídeo

Os alunos podem criar um vídeo curto que represente a sua visão sobre um aspecto da indústria cultural, como a importância da diversidade nas artes. Eles devem planejar, filmar e editar o vídeo, promovendo a criatividade e o uso de tecnologias digitais. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13ETC101, que envolve a utilização de diferentes mídias para a comunicação.

5. Pesquisa sobre Artistas Locais

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre artistas locais e suas contribuições para a indústria cultural. Eles devem apresentar suas descobertas em forma de exposição ou apresentação oral. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EM13LP14, que trata da pesquisa e apresentação de informações de forma clara e coerente.

6. Criação de Zine Cultural

Os alunos podem criar um zine que explore diferentes aspectos da cultura jovem, como moda, música e arte. Eles devem escrever, ilustrar e distribuir o zine, promovendo a autoexpressão e a criatividade. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EM13LP15, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

7. Análise de Letra de Música

Os estudantes podem escolher uma letra de música e analisá-la em grupos, discutindo temas, metáforas e a mensagem transmitida. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13LP11, que aborda a interpretação de textos e a reflexão sobre suas significações.

8. Visita a Espaços Culturais

Organizar uma visita a um museu, teatro ou centro cultural local. Os alunos devem preparar um relatório sobre a experiência, refletindo sobre a importância desses espaços para a indústria cultural. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13ETC102, que envolve a apreciação e análise de manifestações culturais.

9. Criação de Campanha Publicitária

Os alunos podem desenvolver uma campanha publicitária para um evento cultural, como um festival de música ou uma exposição de arte. Eles devem criar cartazes, vídeos e estratégias de divulgação, promovendo o trabalho em equipe e a criatividade. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EM13ETC103, que trata da produção de materiais de comunicação.

10. Estudo de Caso sobre Indústria Cultural

Os estudantes podem realizar um estudo de caso sobre uma empresa ou projeto da indústria cultural, analisando sua trajetória, desafios e inovações. Eles devem apresentar suas conclusões em sala de aula, desenvolvendo habilidades de pesquisa e apresentação. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EM13CNT102, que envolve a análise de contextos e fenômenos sociais.