15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre independência do Brasil 2º ano

1. Mapa da Independência do Brasil

Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa ilustrativo que represente os principais eventos da Independência do Brasil. Utilizando cartolina e canetinhas, eles podem desenhar os locais onde ocorreram os acontecimentos mais significativos, como a declaração de independência e as batalhas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02HI01, que envolve a leitura e interpretação de mapas históricos.

2. Teatro de Fantoches sobre a Independência

Os alunos podem desenvolver uma peça de teatro de fantoches que narre a história da Independência do Brasil. Cada aluno pode assumir o papel de um personagem histórico, como Dom Pedro I ou Maria I, e apresentar a história de forma lúdica. Essa atividade promove a habilidade EF02LP02, que trata da produção de textos orais e escritos.

3. Linha do Tempo da Independência

Os estudantes irão criar uma linha do tempo que destaque os principais eventos que levaram à Independência do Brasil. Eles podem utilizar papel kraft e recortes de imagens para ilustrar cada evento. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02HI02, que envolve a organização de informações em linhas do tempo.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a Independência do Brasil. As perguntas podem abranger datas, personagens e eventos importantes. Essa atividade estimula a habilidade EF02LP03, que envolve a compreensão e produção de textos orais.

5. Criação de Cartazes Informativos

Nesta atividade, os alunos irão criar cartazes informativos sobre a Independência do Brasil, destacando os principais personagens e eventos. Eles podem usar materiais recicláveis e criatividade para fazer os cartazes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02AR01, que envolve a produção de obras de arte.

6. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma sessão de contação de histórias sobre a Independência do Brasil. O professor pode narrar a história de forma envolvente, utilizando recursos visuais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02LP01, que envolve a escuta e interpretação de narrativas.

7. Música da Independência

Os alunos podem aprender uma música que remeta à Independência do Brasil e apresentá-la para a turma. Essa atividade pode incluir a criação de uma coreografia simples. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02AR02, que envolve a apreciação e produção de manifestações artísticas.

8. Desenho Livre sobre a Independência

Os alunos podem realizar um desenho livre que represente o que entenderam sobre a Independência do Brasil. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF02AR03, que envolve a criação de obras de arte.

9. Debate sobre a Independência

Os alunos podem participar de um debate sobre a importância da Independência do Brasil. O professor pode dividir a turma em grupos para que cada um defenda um ponto de vista. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02LP04, que envolve a argumentação e o debate.

10. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo onde relatarão os principais eventos da Independência do Brasil, como se fossem testemunhas da época. Essa atividade promove a habilidade EF02HI03, que envolve a produção de textos históricos.