15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre identidade na educação infantil

1. Mapa da Identidade

Nesta atividade, os alunos criam um mapa da identidade, onde desenham e escrevem sobre suas características pessoais, como nome, idade, hobbies e família. Essa atividade promove a autoexploração e a valorização da individualidade. Habilidade BNCC: EI03CG01.

2. Caça ao Tesouro da Diversidade

Os alunos participam de uma caça ao tesouro, onde devem encontrar objetos ou imagens que representem diferentes culturas e identidades. Essa atividade estimula a curiosidade e o respeito pela diversidade. Habilidade BNCC: EI03ET01.

3. Livro da Minha História

Cada aluno cria um pequeno livro contando sua história, incluindo fotos, desenhos e textos que representem momentos importantes de sua vida. Essa atividade ajuda a desenvolver a narrativa e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EI03EF01.

4. Teatro das Emoções

Os alunos encenam situações do cotidiano que envolvem emoções, promovendo a empatia e a compreensão das diferentes identidades. Essa atividade pode ser realizada em grupos, estimulando a colaboração. Habilidade BNCC: EI03CG02.

5. Painel da Diversidade

Os alunos criam um painel coletivo que representa a diversidade da turma, utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens. Essa atividade promove a união e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EI03ET02.

6. Música e Identidade

Os alunos escolhem músicas que representam suas culturas ou identidades e compartilham com a turma. Após a apresentação, podem discutir o significado das músicas e como elas refletem suas vivências. Habilidade BNCC: EI03EF02.

7. Jogo das Profissões

Nesta atividade, os alunos exploram diferentes profissões e discutem como cada uma delas pode estar relacionada à identidade de uma pessoa. Os alunos podem se vestir como profissionais e apresentar suas escolhas. Habilidade BNCC: EI03CG03.

8. Cartão de Apresentação

Cada aluno cria um cartão de apresentação que inclui seu nome, interesses e uma foto. Os cartões são trocados entre os alunos, promovendo a interação e o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EI03EF03.

9. Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que retratam situações do dia a dia relacionadas à identidade e diversidade. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03EF04.

10. Roda de Conversa sobre Identidade

Os alunos participam de uma roda de conversa onde podem compartilhar suas experiências e reflexões sobre identidade. Essa atividade promove o diálogo e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EI03CG04.

11. Desenho da Família

Cada aluno desenha sua família e apresenta para a turma, explicando a importância de cada membro. Essa atividade ajuda a fortalecer os laços familiares e a compreensão das diferentes estruturas familiares. Habilidade BNCC: EI03CG05.

12. Experiência Cultural

Os alunos trazem elementos culturais de suas famílias, como comidas, músicas ou danças, e compartilham com a turma. Essa atividade promove o respeito e a valorização das tradições. Habilidade BNCC: EI03ET03.

13. Cartazes de Identidade

Os alunos criam cartazes que representam suas identidades, utilizando palavras, imagens e símbolos que consideram importantes. Essa atividade estimula a autoexpressão e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03EF05.

14. Jogo da Memória da Diversidade

Os alunos jogam um jogo da memória com cartas que representam diferentes culturas e identidades. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e o conhecimento sobre a diversidade. Habilidade BNCC: EI03ET04.

15. Diário da Identidade

Cada aluno mantém um diário onde escreve sobre suas descobertas e reflexões relacionadas à identidade ao longo do semestre. Essa atividade estimula a escrita e a autoanálise. Habilidade BNCC: EI03EF06.