15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre higiene e saúde 4º ano

1. A Importância da Higiene Pessoal

Inicie a atividade com uma discussão sobre a importância da higiene pessoal. Os alunos podem compartilhar suas rotinas de higiene e discutir como isso afeta sua saúde. A habilidade BNCC correspondente é EF04CI01, que aborda a compreensão dos cuidados com o corpo e a saúde.

2. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que ilustram práticas de higiene, como lavar as mãos e escovar os dentes. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF04CI02, que envolve a produção de materiais informativos sobre saúde.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre hábitos saudáveis e higiene. Os alunos podem trabalhar em grupos para elaborar perguntas, promovendo a colaboração e a troca de conhecimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF04CI03, que incentiva a pesquisa e a discussão em grupo.

4. Experimento de Lavagem das Mãos

Realize um experimento prático para demonstrar a eficácia da lavagem das mãos. Utilize tinta ou glitter para simular germes e mostre como a água e o sabão removem essas partículas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF04CI04, que envolve a realização de experimentos simples.

5. Roda de Conversa sobre Alimentação Saudável

Promova uma roda de conversa onde os alunos discutem a relação entre alimentação e saúde. Incentive-os a trazer exemplos de alimentos saudáveis e não saudáveis. A habilidade BNCC correspondente é EF04CI05, que aborda a importância da alimentação equilibrada.

6. Criação de um Diário de Saúde

Os alunos podem criar um diário onde registram suas refeições e atividades físicas ao longo da semana. Essa atividade ajuda a conscientizar sobre hábitos saudáveis e se relaciona com a habilidade EF04CI06, que envolve o monitoramento da saúde pessoal.

7. Teatro de Fantoches sobre Higiene

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que aborda a importância da higiene. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF04AR01, que envolve a criação de narrativas e personagens.

8. Vídeo Educativo sobre Saúde

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre práticas de higiene e saúde. Essa atividade integra tecnologia e comunicação, e está alinhada à habilidade EF04CI07, que envolve a utilização de diferentes mídias para disseminar informações.

9. Jogo de Tabuleiro sobre Hábitos Saudáveis

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam ao responder perguntas sobre higiene e saúde. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e se relaciona com a habilidade EF04CI08, que envolve a aplicação de conhecimentos em situações práticas.

10. Pesquisa sobre Doenças Relacionadas à Higiene

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre doenças que podem ser prevenidas com bons hábitos de higiene. Essa atividade estimula a pesquisa e a análise crítica, alinhando-se à habilidade EF04CI09, que envolve a investigação de temas relacionados à saúde.