15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre geografia

1. Mapas Interativos: Os alunos podem criar mapas interativos utilizando ferramentas digitais como Google Maps ou ArcGIS. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE01), que envolve a leitura e interpretação de diferentes representações cartográficas. Os alunos podem escolher um tema, como a distribuição de recursos naturais, e apresentar suas descobertas para a turma.

2. Estudo de Caso: Cidades Sustentáveis: Proponha que os alunos pesquisem sobre cidades que implementaram práticas sustentáveis. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE02), que trata da análise das relações entre sociedade e natureza. Os alunos podem apresentar suas pesquisas em formato de painel ou apresentação oral.

3. Debate sobre Mudanças Climáticas: Organize um debate em sala de aula sobre as causas e consequências das mudanças climáticas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE03), que aborda a compreensão dos fenômenos naturais e suas interações com a sociedade. Os alunos devem se preparar com dados e argumentos para defender suas posições.

4. Criação de um Jornal da Geografia: Os alunos podem criar um jornal que aborde temas geográficos atuais, como desastres naturais ou conflitos territoriais. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE04), que envolve a análise de informações geográficas. O jornal pode ser impresso ou digital, e os alunos devem incluir mapas e gráficos.

5. Visita a um Centro de Informação Geográfica: Organize uma visita a um centro de informação geográfica ou a um parque ambiental. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE05), que trata da utilização de tecnologias para a coleta e análise de dados geográficos. Os alunos devem preparar perguntas e um relatório sobre o que aprenderam.

6. Projeto de Mapeamento da Comunidade: Os alunos podem realizar um mapeamento da comunidade onde vivem, identificando pontos de interesse e problemas locais. Essa atividade se relaciona à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE06), que envolve a análise do espaço geográfico. Os alunos podem apresentar suas descobertas em um mapa físico ou digital.

7. Simulação de Conferência Internacional: Realize uma simulação de uma conferência internacional sobre questões geográficas, como a gestão de recursos hídricos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE07), que trata da discussão de temas globais. Os alunos devem representar diferentes países e discutir soluções para os problemas apresentados.

8. Criação de Infográficos: Os alunos podem criar infográficos sobre temas geográficos, como a biodiversidade em diferentes biomas. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE08), que envolve a representação de dados geográficos. Os infográficos podem ser apresentados em sala de aula ou publicados em um blog da escola.

9. Estudo de Mapas Históricos: Os alunos podem analisar mapas históricos e comparar com mapas atuais. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE09), que envolve a compreensão das transformações do espaço geográfico ao longo do tempo. Os alunos devem discutir as mudanças e suas implicações sociais e ambientais.

10. Roda de Conversa sobre Identidade Cultural: Organize uma roda de conversa onde os alunos possam discutir a relação entre geografia e identidade cultural. Essa atividade se vincula à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE10), que aborda a diversidade cultural e suas relações com o espaço. Os alunos podem trazer objetos ou histórias que representem suas culturas.

11. Pesquisa sobre Climas do Brasil: Proponha que os alunos realizem uma pesquisa sobre os diferentes climas do Brasil e suas características. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE11), que envolve a análise das condições climáticas e suas influências na vida das pessoas. Os alunos podem apresentar suas pesquisas em forma de cartazes.

12. Criação de um Blog de Geografia: Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e reflexões sobre temas geográficos. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE12), que envolve a produção de textos e a comunicação de ideias. O blog pode incluir artigos, vídeos e entrevistas.

13. Atividade de Geocaching: Organize uma atividade de geocaching, onde os alunos utilizam coordenadas geográficas para encontrar “tesouros” escondidos. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE13), que envolve a utilização de tecnologias de localização. Os alunos devem trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de orientação.

14. Estudo de Impactos Ambientais: Proponha que os alunos pesquisem sobre os impactos ambientais de uma atividade econômica específica, como a mineração. Essa atividade se vincula à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE14), que aborda a relação entre atividades humanas e o meio ambiente. Os alunos podem apresentar suas conclusões em um seminário.

15. Criação de um Mapa do Conhecimento Local: Os alunos podem criar um mapa que represente o conhecimento local sobre a geografia da região onde vivem. Essa atividade se relaciona à habilidade GEOGRAFIA: (EF09GE15), que envolve a valorização do conhecimento geográfico local. Os alunos podem incluir informações sobre pontos turísticos, tradições e histórias locais.