15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre gêneros textuais para o ensino médio

1. Produção de Crônicas

Os alunos podem criar crônicas sobre temas do cotidiano, utilizando a linguagem coloquial e a narrativa pessoal. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão individual. Habilidade BNCC: EF15LP13.

2. Análise de Contos

Proponha a leitura de contos clássicos e contemporâneos, seguida de uma análise crítica em grupo. Os alunos devem discutir elementos como enredo, personagens e moral da história. Habilidade BNCC: EF15LP14.

3. Debate sobre Artigos de Opinião

Os alunos devem pesquisar e apresentar artigos de opinião sobre temas relevantes, promovendo um debate em sala de aula. Essa atividade desenvolve a argumentação e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP15.

4. Criação de Poesias

Estimule os alunos a escreverem poesias sobre sentimentos e experiências pessoais, explorando diferentes formas poéticas. Essa atividade ajuda a desenvolver a sensibilidade estética. Habilidade BNCC: EF15LP16.

5. Produção de Roteiros para Vídeos

Os alunos podem criar roteiros para curtas-metragens, abordando temas sociais ou culturais. Essa atividade integra a linguagem escrita com a produção audiovisual. Habilidade BNCC: EF15LP17.

6. Análise de Propagandas

Proponha que os alunos analisem diferentes tipos de propagandas, identificando os recursos linguísticos e visuais utilizados. Essa atividade desenvolve a crítica e a interpretação de textos publicitários. Habilidade BNCC: EF15LP18.

7. Criação de Blogs

Os alunos podem criar blogs sobre temas de interesse, onde publicarão textos, imagens e vídeos. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15LP19.

8. Estudo de Gêneros Jornalísticos

Realize uma pesquisa sobre diferentes gêneros jornalísticos, como reportagens, entrevistas e crônicas. Os alunos devem produzir um texto em um desses gêneros. Habilidade BNCC: EF15LP20.

9. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines sobre temas que os interessam, utilizando ilustrações e textos curtos. Essa atividade promove a expressão artística e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP21.

10. Leitura e Interpretação de HQs

Proponha a leitura de histórias em quadrinhos, discutindo a relação entre texto e imagem. Os alunos podem criar suas próprias HQs, explorando narrativas visuais. Habilidade BNCC: EF15LP22.

11. Produção de Resenhas

Os alunos devem ler livros ou filmes e produzir resenhas críticas, abordando aspectos como enredo, personagens e a mensagem da obra. Habilidade BNCC: EF15LP23.

12. Criação de Podcasts

Estimule os alunos a criar podcasts sobre temas variados, desenvolvendo roteiros e gravando os episódios. Essa atividade integra a oralidade e a tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP24.

13. Análise de Letras de Música

Os alunos podem analisar letras de músicas, discutindo temas, figuras de linguagem e a mensagem transmitida. Essa atividade promove a interpretação crítica. Habilidade BNCC: EF15LP25.

14. Produção de Cartas

Proponha que os alunos escrevam cartas para personagens de livros ou figuras históricas, explorando a escrita epistolar e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP26.

15. Criação de Histórias em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma história coletiva, onde cada um contribui com uma parte do enredo. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP27.