15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre gêneros textuais para educação infantil

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem selecionar contos clássicos ou histórias criadas por eles mesmos, utilizando fantoches ou objetos para tornar a narrativa mais envolvente. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas orais.

2. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um livro coletivo, onde cada criança contribui com uma página. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de permitir que os alunos explorem diferentes gêneros textuais, como contos, poesias e crônicas. A habilidade EF15LP02 é contemplada, pois envolve a produção de textos coletivos.

3. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma forma divertida de trabalhar com a sonoridade das palavras. Os alunos podem formar duplas e criar rimas a partir de palavras escolhidas aleatoriamente. Essa atividade desenvolve a consciência fonológica e está relacionada à habilidade EF15LP03, que aborda a exploração de rimas e sons.

4. Teatro de Fantoches

Utilizar fantoches para encenar histórias é uma excelente maneira de trabalhar gêneros textuais. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e desenvolver diálogos, promovendo a expressão oral e a criatividade. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04, que envolve a produção e a interpretação de textos orais.

5. Produção de Poesias

Estimular os alunos a escrever poesias sobre temas do cotidiano é uma maneira eficaz de trabalhar com a linguagem poética. Os professores podem introduzir diferentes estilos de poesia e incentivar a leitura em voz alta. Essa atividade atende à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos poéticos.

6. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre um tema específico, utilizando diferentes gêneros textuais, como textos explicativos e narrativos. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos informativos.

7. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre um livro lido em sala de aula é uma forma de estimular a compreensão leitora. Os alunos podem trabalhar em grupos e criar perguntas para os colegas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que aborda a interpretação de textos lidos.

8. Diário de Classe

Incentivar os alunos a manter um diário de classe, onde possam registrar suas experiências e aprendizados, é uma atividade que promove a escrita reflexiva. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos pessoais.

9. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada de livros ilustrados é uma atividade que estimula a interação e a discussão sobre os gêneros textuais. Os professores podem fazer perguntas e promover debates sobre a história. Essa prática se alinha à habilidade EF15LP09, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, explorando a narrativa visual e textual. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de diferentes formas de contar histórias. Está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de histórias em quadrinhos.