15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre gênero e diversidade na escola

1. Debate sobre Gênero e Diversidade

Organizar um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir questões relacionadas a gênero e diversidade. Os alunos podem ser divididos em grupos, cada um representando uma perspectiva diferente. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade da BNCC (EM13CHS101) que aborda a análise de diferentes pontos de vista sobre temas sociais.

2. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas como igualdade de gênero, respeito à diversidade e combate ao preconceito. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser relacionada à habilidade da BNCC (EF15AR01), que incentiva a expressão artística e a comunicação de ideias.

3. Roda de Conversa sobre Identidade de Gênero

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e reflexões sobre identidade de gênero. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC (EM13CHS102), que trata da compreensão das identidades e das relações sociais.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que abordem temas de gênero e diversidade, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade da BNCC (EF15LP02), que envolve a produção de textos em diferentes formatos e mídias.

5. Leitura e Análise de Textos Literários

Selecionar obras literárias que abordem questões de gênero e diversidade e promover discussões em sala de aula. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade da BNCC (EF15LP03), que incentiva a leitura crítica de diferentes gêneros textuais.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre gênero e diversidade, onde os alunos possam testar seus conhecimentos e aprender de forma lúdica. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade da BNCC (EF15CI01), que envolve a investigação e a busca por informações.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas de gênero e diversidade, estimulando a criatividade e a reflexão. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC (EF15AR02), que incentiva a produção de narrativas visuais.

8. Pesquisa sobre Diversidade Cultural

Realizar uma pesquisa sobre as diferentes culturas presentes na comunidade escolar e suas relações com gênero e diversidade. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade da BNCC (EM13CHS103), que trata da valorização da diversidade cultural.

9. Dramatização de Situações Cotidianas

Promover uma atividade de dramatização onde os alunos encenem situações que envolvem questões de gênero e diversidade, promovendo empatia e reflexão. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade da BNCC (EF15AR03), que envolve a expressão corporal e a interpretação.

10. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde publiquem textos, vídeos e reflexões sobre gênero e diversidade, utilizando a tecnologia como ferramenta de expressão. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade da BNCC (EF15LP04), que incentiva a produção e a publicação de conteúdos digitais.