15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre gênero

1. Debate sobre Estereótipos de Gênero

Organizar um debate em sala de aula sobre estereótipos de gênero é uma atividade que promove a reflexão crítica entre os alunos. Os estudantes podem ser divididos em grupos, onde cada um deve pesquisar e apresentar argumentos sobre como os estereótipos de gênero afetam a sociedade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CG05, que aborda a análise de diferentes formas de expressão cultural e suas implicações sociais.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem questões de gênero, como igualdade e respeito. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover discussões sobre a representação de gênero na mídia. A habilidade BNCC EF15LP01 pode ser utilizada, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

3. Análise de Mídia

Propor uma atividade em que os alunos analisem propagandas, filmes ou músicas sob a perspectiva de gênero. Eles devem identificar e discutir como os gêneros são representados e quais estereótipos são reforçados. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF09LP02, que trata da análise crítica de diferentes tipos de textos.

4. Jogo de Papéis

Realizar um jogo de papéis onde os alunos assumem diferentes personagens que representam diversas identidades de gênero. Essa atividade permite que os alunos vivenciem e compreendam as experiências de outros, promovendo empatia. A habilidade BNCC EF09CI03 pode ser aplicada, que envolve a compreensão das relações sociais e suas implicações.

5. Produção de Vídeos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que abordem temas relacionados ao gênero, como a importância da igualdade e o combate à violência de gênero. Essa atividade estimula o uso de tecnologias e a comunicação. A habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção e a circulação de diferentes tipos de textos, pode ser utilizada.

6. Pesquisa sobre Figuras Históricas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre figuras históricas que lutaram pelos direitos de gênero, apresentando suas contribuições e legados. Essa atividade promove a valorização da diversidade e a reflexão sobre a história. A habilidade BNCC EF09HI01 pode ser aplicada, que trata da análise de diferentes períodos históricos e suas influências.

7. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que promovam a igualdade de gênero e a diversidade. Essa atividade pode ser exposta na escola, promovendo a conscientização entre os colegas. A habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção de obras artísticas, pode ser utilizada para esta atividade.

8. Discussão sobre Direitos Humanos

Promover uma discussão sobre os direitos humanos e como eles se relacionam com questões de gênero. Os alunos podem pesquisar e apresentar casos de violação de direitos de gênero. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF09SP05, que aborda a análise de diferentes contextos sociais e suas implicações.

9. Criação de Poemas ou Canções

Os alunos podem escrever poemas ou canções que abordem temas de gênero, como amor, respeito e igualdade. Essa atividade estimula a expressão artística e a reflexão sobre sentimentos e experiências. A habilidade BNCC EF15LP03 pode ser aplicada, que envolve a produção de textos poéticos e líricos.

10. Simulação de Conferência

Organizar uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes organizações que trabalham com questões de gênero. Eles devem apresentar propostas e soluções para problemas relacionados ao gênero. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF09CI04, que trata da análise de propostas e soluções para problemas sociais.

11. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde compartilham artigos, opiniões e reflexões sobre questões de gênero. Essa atividade promove a escrita e a comunicação digital. A habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos para diferentes mídias, pode ser utilizada.

12. Análise de Livros Infantis

Os alunos podem analisar livros infantis sob a perspectiva de gênero, identificando como os personagens são representados. Essa atividade promove a leitura crítica e a discussão sobre a formação de identidades. A habilidade BNCC EF15LP01 pode ser aplicada, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

13. Entrevistas com a Comunidade

Os alunos podem realizar entrevistas com membros da comunidade sobre suas experiências e percepções em relação ao gênero. Essa atividade promove a pesquisa e a escuta ativa. A habilidade BNCC EF09SP04, que trata da produção de textos orais, pode ser utilizada.

14. Criação de um Mural

Os alunos podem criar um mural colaborativo que represente a diversidade de gênero. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade. A habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de obras coletivas, pode ser aplicada.

15. Reflexão sobre a Linguagem

Promover uma atividade onde os alunos refletem sobre a linguagem utilizada em seu cotidiano e como ela pode reforçar estereótipos de gênero. Essa atividade estimula a consciência crítica e a mudança de hábitos. A habilidade BNCC EF09LP03, que trata da análise da linguagem, pode ser utilizada.