15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre funções químicas ácidos e bases

1. Experimento de Indicadores Naturais

Os alunos podem explorar a utilização de indicadores naturais, como o suco de repolho roxo, para identificar a acidez ou alcalinidade de diferentes soluções. A atividade envolve a coleta de amostras de líquidos, como sucos, refrigerantes e produtos de limpeza, e a observação das mudanças de cor do indicador. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Ciências, que envolve a investigação de propriedades de substâncias químicas.

2. Reação de Neutração

Propor aos alunos a realização de uma reação de neutralização entre um ácido e uma base, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos devem medir o pH das soluções antes e depois da reação, registrando as observações em um gráfico. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC que aborda a compreensão de reações químicas e suas aplicações no cotidiano.

3. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem as propriedades dos ácidos e bases, incluindo exemplos do dia a dia. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a habilidade BNCC de comunicação e expressão em ciências.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre funções químicas, onde os alunos devem responder questões relacionadas a ácidos e bases. Essa atividade pode ser realizada em grupos e estimula a competição saudável, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e raciocínio lógico, conforme as diretrizes da BNCC.

5. Experiência com Reações Efervescentes

Os alunos podem realizar uma experiência utilizando ácido cítrico e bicarbonato de sódio para observar a efervescência resultante da reação. Eles devem registrar suas observações e discutir o que acontece a nível molecular. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC que envolve a observação e descrição de fenômenos químicos.

6. Análise de Produtos de Limpeza

Os alunos podem investigar a composição de produtos de limpeza, identificando se são ácidos ou bases. A atividade pode incluir a leitura de rótulos e a pesquisa sobre a função de cada componente. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC que aborda a análise crítica de substâncias químicas presentes no cotidiano.

7. Experimento de Efeito do pH em Plantas

Os alunos podem plantar sementes em diferentes soluções com pH variado (ácido, neutro e básico) e observar o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade permite que os alunos compreendam a importância do pH para a vida vegetal, alinhando-se à habilidade BNCC que trata da relação entre organismos e o ambiente.

8. Debate sobre o Uso de Ácidos e Bases na Indústria

Promover um debate em sala de aula sobre a importância dos ácidos e bases na indústria, como na produção de alimentos e medicamentos. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas conclusões, desenvolvendo habilidades de argumentação e pesquisa, conforme as diretrizes da BNCC.

9. Criação de Experimentos Caseiros

Os alunos podem desenvolver experimentos caseiros que demonstrem a acidez ou alcalinidade de alimentos, como a reação do limão com bicarbonato de sódio. Eles devem documentar o processo e os resultados, alinhando-se à habilidade BNCC que envolve a experimentação e a observação científica.

10. Simulação de pH em Diferentes Soluções

Utilizando um kit de medição de pH, os alunos podem simular a medição de pH em diferentes soluções, como água, sucos e refrigerantes. Eles devem registrar os resultados e discutir as implicações do pH em diferentes contextos, alinhando-se à habilidade BNCC que aborda a análise de dados e interpretação de resultados.