15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Frutas

1. Jogo da Memória com Frutas

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens de diferentes frutas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memória visual e o reconhecimento das frutas. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Frutas em Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos onde as frutas são os personagens principais. Eles devem escrever diálogos e histórias que envolvam as frutas, promovendo a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mapa das Frutas do Brasil

Desenvolva um mapa do Brasil onde os alunos possam identificar e colorir as regiões que produzem diferentes frutas. Essa atividade ensina sobre geografia e a diversidade de frutas no país. Habilidade BNCC: EF15GE01.

4. Experiência Sensorial com Frutas

Realize uma atividade sensorial onde os alunos possam tocar, cheirar e, se possível, degustar diferentes frutas. Eles devem descrever as sensações e características de cada fruta. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Frutas e suas Cores

Peça aos alunos que coletem imagens de frutas de diferentes cores e as organizem em um mural. Essa atividade ajuda a desenvolver o reconhecimento das cores e a associação com as frutas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Receita de Salada de Frutas

Os alunos devem pesquisar e apresentar uma receita de salada de frutas, incluindo a lista de ingredientes e o modo de preparo. Essa atividade promove habilidades culinárias e de pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Frutas em Poemas

Incentive os alunos a escreverem poemas sobre suas frutas favoritas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Frutas e Saúde

Realize uma discussão sobre a importância das frutas na alimentação saudável. Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os benefícios de diferentes frutas. Habilidade BNCC: EF15CI02.

9. Frutas e suas Origens

Os alunos podem pesquisar sobre a origem de diferentes frutas e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade promove habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: EF15GE02.

10. Frutas em Diferentes Culturas

Explore como diferentes culturas utilizam frutas em suas culinárias. Os alunos podem apresentar pratos típicos que incluem frutas, promovendo o respeito à diversidade cultural. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Frutas e Matemática

Utilize frutas para ensinar conceitos matemáticos, como adição e subtração. Por exemplo, os alunos podem contar quantas frutas têm e fazer operações simples. Habilidade BNCC: EF15MA01.

12. Frutas e Arte

Os alunos podem criar obras de arte utilizando frutas como inspiração. Eles podem desenhar, pintar ou até mesmo fazer colagens com imagens de frutas. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Frutas e Sustentabilidade

Discuta a importância do cultivo sustentável de frutas e como isso impacta o meio ambiente. Os alunos podem criar projetos sobre práticas sustentáveis. Habilidade BNCC: EF15CI03.

14. Frutas e Estações do Ano

Os alunos podem pesquisar quais frutas são sazonais em cada época do ano e criar um calendário de frutas. Essa atividade ensina sobre sazonalidade e biodiversidade. Habilidade BNCC: EF15GE03.

15. Frutas e Experimentos Científicos

Realize experimentos simples com frutas, como observar a oxidação de uma maçã cortada. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões. Habilidade BNCC: EF15CI04.