15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre formigas para educação infantil

1. Observação de Formigas

Uma atividade simples e eficaz é a observação de formigas em seu habitat natural. Leve os alunos para o pátio da escola ou um parque próximo e forneça lupas para que possam observar as formigas de perto. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e descrição de seres vivos e suas interações.

2. Construindo Formigueiros

Utilizando materiais recicláveis, como caixas de papelão, as crianças podem construir maquetes de formigueiros. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de abordar a habilidade EF02MA05, que trata da representação de objetos e espaços.

3. Contação de Histórias sobre Formigas

Promova uma sessão de contação de histórias que envolvam formigas, como “A Formiga e a Grilo”. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP01, que envolve a apreciação de narrativas.

4. Jogo da Formiga Trabalhadora

Crie um jogo em que as crianças devem coletar “alimentos” (bolinhas de papel) e levar para o formigueiro (uma caixa). Essa atividade promove a coordenação motora e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF02EF02, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras.

5. Desenho das Formigas

Após a observação, peça para que as crianças desenhem as formigas que viram. Essa atividade estimula a expressão artística e a observação, alinhando-se à habilidade EF02AR01, que envolve a produção de desenhos a partir de observações.

6. Experiência com Formigas

Realize uma experiência simples, como observar como as formigas reagem a diferentes tipos de alimentos. Essa atividade pode ser documentada em um diário de ciências, alinhando-se à habilidade EF02CI03, que envolve a formulação de hipóteses e a realização de experimentos.

7. Música da Formiga

Crie uma música ou uma canção sobre formigas e suas atividades. As crianças podem compor letras e até mesmo coreografias. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR01, que envolve a criação e interpretação de músicas.

8. Formigas em Diferentes Culturas

Pesquise como diferentes culturas veem as formigas e suas representações em histórias e mitos. As crianças podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes, alinhando-se à habilidade EF15HI01, que envolve a pesquisa e apresentação de temas culturais.

9. Experiência de Sensação

Crie uma atividade sensorial onde as crianças possam tocar materiais que imitam a textura das formigas e seus habitats. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI02, que envolve a exploração de diferentes texturas e sensações.

10. Formigas e o Meio Ambiente

Discuta a importância das formigas no ecossistema e como elas ajudam na decomposição e na fertilização do solo. As crianças podem criar um mural sobre o papel das formigas, alinhando-se à habilidade EF02CI04, que envolve a compreensão das interações entre seres vivos e o meio ambiente.