15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre Fonemas e Letras

1. Jogo dos Fonemas

Uma atividade lúdica onde os alunos devem identificar e classificar fonemas em palavras. Os alunos podem trabalhar em grupos e receber cartões com palavras. Cada grupo deve apresentar a quantidade de fonemas que conseguir identificar, promovendo a habilidade de escuta e a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Letras

Os alunos recebem um caça-palavras com letras e palavras relacionadas a um tema específico. A atividade estimula a identificação de letras e a formação de palavras, além de promover a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Bingo dos Fonemas

Crie cartelas de bingo com fonemas e letras. O professor chama palavras e os alunos devem marcar os fonemas correspondentes em suas cartelas. Essa atividade ajuda na fixação dos sons das letras e na associação com as palavras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando palavras que contenham fonemas específicos. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de reforçar a relação entre fonemas e letras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Mapa Fonológico

Os alunos devem elaborar um mapa fonológico de uma palavra, identificando os fonemas e as letras que a compõem. Essa atividade promove a análise e a decomposição das palavras, facilitando a compreensão da estrutura linguística. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Rimas e Sons

Os alunos devem criar rimas utilizando palavras que compartilham fonemas semelhantes. Essa atividade promove a consciência fonológica e a criatividade, além de ser uma forma divertida de trabalhar com a sonoridade das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos recortam letras de revistas e jornais para formar palavras. Essa atividade estimula a motricidade fina e a identificação de letras, além de permitir que os alunos vejam as letras em diferentes contextos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo da Memória de Fonemas

Crie um jogo da memória com cartões que contenham letras e palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memória visual e auditiva, além de reforçar a identificação de fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Música e Fonemas

Utilize músicas infantis para trabalhar a identificação de fonemas. Os alunos podem cantar e, em seguida, identificar os fonemas presentes nas letras das músicas. Essa atividade alia música e linguagem, tornando o aprendizado mais dinâmico. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Poemas

Os alunos devem criar poemas utilizando palavras que contenham fonemas específicos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de reforçar a relação entre fonemas e letras. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Adivinhação de Palavras

Os alunos devem adivinhar palavras a partir de dicas que envolvem fonemas. Essa atividade estimula a escuta ativa e a análise fonológica, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Atividade de Classificação de Letras

Os alunos recebem uma lista de palavras e devem classificá-las de acordo com os fonemas que contêm. Essa atividade promove a análise e a compreensão da estrutura das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Desenho e Letras

Os alunos desenham objetos que começam com letras específicas e, em seguida, apresentam seus desenhos para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a identificação de letras iniciais. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Atividade de Ditado

Realize um ditado onde os alunos devem escrever palavras que contenham fonemas específicos. Essa atividade ajuda na fixação da ortografia e na identificação dos sons das letras. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes que representem palavras com fonemas específicos, utilizando desenhos e colagens. Essa atividade promove a expressão artística e a identificação de letras e fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP15.