15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre família educação infantil

1. Criação de Árvore Genealógica

Uma atividade que permite às crianças entenderem a estrutura familiar é a criação de uma árvore genealógica. Os alunos podem desenhar ou montar uma árvore em cartolina, incluindo fotos e nomes de familiares. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a valorização das relações familiares e a construção da identidade.

2. Contação de Histórias sobre a Família

A contação de histórias é uma excelente forma de trabalhar a temática familiar. Os alunos podem trazer histórias de suas famílias e compartilhar com os colegas. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que enfatiza a importância da troca de experiências e narrativas.

3. Jogo de Memória com Membros da Família

Um jogo de memória que utiliza cartões com imagens de membros da família pode ser uma forma divertida de aprender sobre as relações familiares. Os alunos podem criar os cartões e jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação e o reconhecimento das figuras familiares. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a interação social.

4. Desenho da Família Ideal

Os alunos podem ser convidados a desenhar a sua família ideal, incluindo todos os membros que consideram importantes. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o conceito de família, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a diversidade das configurações familiares.

5. Entrevista com os Pais

Uma atividade de entrevista em que os alunos perguntam aos pais sobre suas infâncias e tradições familiares pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem registrar as respostas e compartilhar com a turma, promovendo a valorização da história familiar. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que incentiva a pesquisa e a valorização da memória.

6. Criação de um Livro de Receitas da Família

Os alunos podem coletar receitas de família e criar um livro de receitas ilustrado. Essa atividade não só promove a culinária, mas também a valorização das tradições familiares. Alinha-se à habilidade BNCC EF15LP06, que aborda a importância da cultura e das tradições na formação da identidade.

7. Teatro de Fantoches sobre Relações Familiares

Os alunos podem criar fantoches que representam diferentes membros da família e encenar situações do cotidiano. Essa atividade estimula a criatividade e a empatia, além de trabalhar a comunicação. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que enfatiza a expressão artística e a comunicação.

8. Mapa da Família

Os alunos podem criar um mapa que represente a localização de seus familiares, incluindo avós, tios e primos. Essa atividade ajuda a compreender a geografia das relações familiares e promove a interação entre os alunos. Alinha-se à habilidade BNCC EF15LP08, que aborda a relação entre espaço e identidade.

9. Música sobre a Família

Os alunos podem compor uma música que fale sobre suas famílias e apresentá-la para a turma. Essa atividade estimula a criatividade musical e a valorização das relações familiares. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que incentiva a expressão musical e a valorização da cultura.

10. Criação de Cartões de Dia dos Pais ou Mães

Os alunos podem criar cartões personalizados para o Dia dos Pais ou das Mães, utilizando diferentes materiais e técnicas de artesanato. Essa atividade promove a afetividade e a valorização das relações familiares, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que aborda a importância das celebrações familiares.