15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre família e escola educação infantil

1. Mural da Família

Os alunos podem criar um mural coletivo que represente suas famílias. Cada criança traz fotos, desenhos ou objetos que simbolizam sua família, e juntos, montam um grande mural na sala de aula. Essa atividade promove a interação entre os alunos e a valorização das diferentes estruturas familiares. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Livro de Histórias da Família

Cada aluno pode escrever e ilustrar uma página sobre sua família, formando um livro coletivo. Ao final, o livro pode ser lido em voz alta, permitindo que as crianças compartilhem suas histórias e aprendam sobre as famílias dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches que representam membros de suas famílias e encenar pequenas peças sobre situações do cotidiano familiar. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover a empatia. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Entrevista com os Pais

Os alunos devem entrevistar seus pais ou responsáveis sobre suas experiências escolares e familiares. Em seguida, podem apresentar os resultados para a turma, promovendo o diálogo e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Jogo da Memória Familiar

Crie um jogo da memória com fotos de membros da família dos alunos. As crianças devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, compartilhar uma curiosidade sobre cada membro. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a socialização. Habilidade BNCC: EF15MA01.

6. Cartão de Agradecimento

Os alunos podem criar cartões de agradecimento para seus pais ou responsáveis, expressando gratidão por algo que fizeram por eles. Essa atividade estimula a escrita e a valorização das relações familiares. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Dia da Família

Organize um dia especial em que as famílias são convidadas a participar de atividades na escola. Isso pode incluir oficinas, apresentações e jogos. Essa interação fortalece os laços entre a escola e a família. Habilidade BNCC: EF15EF01.

8. Culinária Familiar

Os alunos podem trazer receitas de pratos típicos de suas famílias e, em sala de aula, preparar um desses pratos. Essa atividade promove a cultura e a diversidade, além de ser uma oportunidade de aprendizado prático. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Árvore Genealógica

Os alunos podem criar uma árvore genealógica de suas famílias, desenhando e identificando os membros. Essa atividade ajuda as crianças a entenderem suas origens e a importância da história familiar. Habilidade BNCC: EF15HI01.

10. Música da Família

Os alunos podem escolher uma música que represente sua família e apresentá-la para a turma. Essa atividade estimula a expressão artística e a valorização da cultura familiar. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Caixa de Memórias

Cada aluno pode trazer objetos que representem momentos especiais com suas famílias e colocá-los em uma caixa. Em seguida, compartilham as histórias por trás de cada objeto, promovendo a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Desenho da Família

Os alunos podem fazer um desenho de sua família e apresentá-lo para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a autoexpressão, além de promover a diversidade familiar. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Roda de Conversa sobre Valores

Realize uma roda de conversa onde os alunos discutem os valores que consideram importantes em suas famílias, como respeito, amor e solidariedade. Essa atividade promove a reflexão e o diálogo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

14. Jogo de Perguntas sobre a Família

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre as famílias dos alunos. As crianças podem fazer perguntas sobre as tradições, costumes e histórias de suas famílias, promovendo o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Mapa da Família

Os alunos podem criar um mapa que mostre onde moram os membros de suas famílias, incluindo avós, tios e primos. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e a importância das relações familiares. Habilidade BNCC: EF15GE01.