15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre fábulas

1. Leitura e Interpretação de Fábulas

Inicie a atividade com a leitura de fábulas clássicas, como “A Raposa e as Uvas” ou “A Cigarra e a Formiga”. Após a leitura, promova uma discussão em sala sobre as lições morais contidas nas histórias. Os alunos podem ser divididos em grupos para discutir e apresentar suas interpretações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e interpretação de textos literários.

2. Criação de Fábulas

Proponha que os alunos escrevam suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e uma moral no final. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento da estrutura narrativa. Os alunos devem apresentar suas fábulas para a turma, promovendo a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos.

3. Ilustração de Fábulas

Após a leitura de uma fábula, peça aos alunos que ilustrem uma cena da história. Essa atividade pode ser feita com lápis de cor, aquarela ou colagem. As ilustrações podem ser expostas na sala de aula, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15AR02, que trata da produção artística.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de papel ou de materiais recicláveis e encenar uma fábula. Essa atividade promove a expressão corporal e a oralidade, além de estimular o trabalho em grupo. Está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a expressão artística.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre as fábulas lidas. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas sobre personagens, enredos e morais. Essa atividade estimula a memória e a compreensão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da compreensão de textos.

6. Debate sobre Morais das Fábulas

Promova um debate em sala de aula sobre as morais das fábulas e como elas se aplicam à vida real. Os alunos podem trazer exemplos de situações cotidianas que refletem as lições aprendidas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

7. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem transformar uma fábula em um quadrinho, utilizando diálogos e ilustrações. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade, além de desenvolver a habilidade de síntese. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

8. Fábulas em Diferentes Culturas

Pesquise fábulas de diferentes culturas e compare-as com as fábulas conhecidas pelos alunos. Essa atividade promove a diversidade cultural e a reflexão sobre valores universais. Está relacionada à habilidade BNCC EF15HI01, que envolve o conhecimento de diferentes culturas.

9. Música Inspirada em Fábulas

Os alunos podem criar uma música ou uma paródia inspirada em uma fábula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão musical, além de promover o trabalho em grupo. Está alinhada à habilidade BNCC EF15AR04, que envolve a criação musical.

10. Fábulas e Valores Éticos

Discuta com os alunos como as fábulas abordam valores éticos e morais. Peça que reflitam sobre como esses valores podem ser aplicados em suas vidas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15ET01, que trata da reflexão sobre ética e cidadania.