15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre expressão corporal

1. Jogo das Emoções

Esta atividade consiste em um jogo onde os alunos devem expressar diferentes emoções através de gestos e posturas corporais. Os professores podem criar cartões com emoções como alegria, tristeza, raiva e surpresa. Os alunos, em grupos, devem escolher um cartão e representar a emoção sem usar palavras, apenas com a expressão corporal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a percepção e a expressão das emoções.

2. Dança das Cadeiras

Uma versão adaptada da clássica dança das cadeiras pode ser utilizada para trabalhar a expressão corporal. Ao invés de apenas sentar, os alunos devem dançar e, quando a música parar, expressar uma emoção ou uma ação específica. Essa atividade promove a criatividade e a interação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da dança e do movimento na educação.

3. Mímica de Histórias

Nesta atividade, os alunos devem escolher uma história conhecida e representá-la através de mímicas. Os colegas devem adivinhar a história apenas observando as expressões e os movimentos corporais. Essa prática estimula a imaginação e a comunicação não verbal, conforme a habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a leitura e a interpretação de textos.

4. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando suas mãos e objetos para contar uma história. Essa atividade envolve a expressão corporal e a criatividade, permitindo que os alunos explorem diferentes formas de comunicação. Está alinhada à habilidade BNCC EF15EF04, que trata da linguagem teatral e suas manifestações.

5. Circuito de Movimento

Crie um circuito com diferentes estações onde os alunos devem realizar movimentos específicos, como saltar, girar e se arrastar. Cada estação pode ter um tema, como “animais” ou “elementos da natureza”, incentivando os alunos a expressarem-se de forma criativa. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda o desenvolvimento motor e a consciência corporal.

6. Expressão em Duplas

Os alunos formam duplas e devem criar uma pequena coreografia que represente uma emoção ou uma situação do cotidiano. Após a apresentação, as duplas podem discutir como se sentiram ao expressar suas ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF06, que enfatiza a colaboração e o trabalho em equipe.

7. Jogo do Espelho

Nesta atividade, os alunos se dividem em pares e um aluno deve imitar os movimentos do outro, como se fosse um espelho. Essa prática ajuda a desenvolver a atenção e a percepção corporal, além de promover a empatia. Está relacionada à habilidade BNCC EF15EF07, que trata da percepção do corpo e do outro.

8. Criação de Personagens

Os alunos devem criar um personagem e desenvolver uma breve apresentação utilizando apenas a expressão corporal. Eles podem usar acessórios simples para ajudar na caracterização. Essa atividade estimula a criatividade e a autoexpressão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a construção de identidades e personagens.

9. Contação de Histórias com Movimento

Os alunos devem contar uma história enquanto incorporam movimentos que representem os personagens e as ações. Essa atividade ajuda a desenvolver a narrativa e a expressão corporal, conforme a habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a oralidade e a expressão artística.

10. Dança Livre

Propor uma sessão de dança livre onde os alunos possam se expressar através do movimento, sem regras ou limitações. Essa atividade promove a liberdade de expressão e a conexão com o corpo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF10, que valoriza a dança como forma de expressão cultural e artística.