15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre estatística

1. Coleta de Dados em Campo – Os alunos podem realizar uma pesquisa de campo, coletando dados sobre a altura dos colegas de classe. Essa atividade permite que eles pratiquem a coleta de dados, além de aprenderem a organizar as informações em tabelas. Habilidade BNCC: EF06MA12.

2. Gráficos de Pizza – Após a coleta de dados sobre as preferências de frutas dos alunos, eles podem criar gráficos de pizza para representar visualmente as informações. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade de interpretação de gráficos. Habilidade BNCC: EF07MA13.

3. Experimentos com Probabilidade – Realizar experimentos simples, como jogar um dado ou uma moeda, e registrar os resultados. Os alunos podem calcular a probabilidade de cada resultado e discutir as diferenças entre a teoria e a prática. Habilidade BNCC: EF08MA14.

4. Estatísticas de Jogos – Analisar estatísticas de um jogo de futebol ou basquete, como número de pontos, assistências e faltas. Os alunos podem criar gráficos e tabelas para representar esses dados. Habilidade BNCC: EF09MA15.

5. Pesquisa de Opinião – Os alunos podem criar um questionário sobre um tema de interesse e aplicar a pesquisa entre os colegas. Depois, eles devem analisar os dados coletados e apresentar os resultados em forma de gráficos. Habilidade BNCC: EF06MA13.

6. Histograma de Notas – Após a realização de uma prova, os alunos podem criar um histograma com as notas obtidas pela turma. Essa atividade ajuda a entender a distribuição das notas e a identificar a média. Habilidade BNCC: EF07MA12.

7. Jogo da Probabilidade – Criar um jogo em que os alunos devem prever resultados de eventos aleatórios, como o lançamento de dados. Eles podem registrar os resultados e discutir as probabilidades envolvidas. Habilidade BNCC: EF08MA13.

8. Estatísticas de Redes Sociais – Analisar dados de uma rede social, como o número de curtidas e compartilhamentos de uma postagem. Os alunos podem discutir o impacto desses dados na comunicação e no marketing. Habilidade BNCC: EF09MA12.

9. Comparação de Dados Históricos – Os alunos podem comparar dados estatísticos de diferentes períodos históricos, como taxas de natalidade ou mortalidade. Essa atividade promove a análise crítica e a interpretação de dados. Habilidade BNCC: EF09MA14.

10. Criação de Questionários Online – Utilizar plataformas digitais para criar questionários sobre temas variados. Os alunos podem coletar e analisar os dados, apresentando os resultados em gráficos. Habilidade BNCC: EF07MA15.

11. Estudo de Caso – Analisar um estudo de caso real que envolva estatísticas, como a pesquisa de um novo produto no mercado. Os alunos devem discutir os dados apresentados e suas implicações. Habilidade BNCC: EF09MA13.

12. Simulação de Dados – Criar uma simulação onde os alunos devem gerar dados aleatórios e, em seguida, analisar esses dados para encontrar tendências ou padrões. Habilidade BNCC: EF08MA12.

13. Debate sobre Dados Estatísticos – Organizar um debate em que os alunos apresentem dados estatísticos sobre um tema atual, como saúde ou meio ambiente. Essa atividade estimula a argumentação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF09MA15.

14. Mapas de Calor – Os alunos podem criar mapas de calor a partir de dados coletados sobre a temperatura em diferentes regiões. Essa atividade ajuda a visualizar dados de forma geográfica. Habilidade BNCC: EF07MA14.

15. Estatísticas em Grupos – Dividir a turma em grupos e cada grupo deve coletar dados sobre um tema específico, como hábitos de consumo. Depois, cada grupo apresenta suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF06MA14.