15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre estados físicos da água

1. Experimento da Água em Diferentes Temperaturas

Para esta atividade, os alunos irão observar como a água se comporta em diferentes temperaturas. Os alunos devem dividir-se em grupos e preparar três recipientes com água: um em temperatura ambiente, outro em água quente e um terceiro em água com gelo. Ao longo da atividade, os alunos devem registrar as mudanças que observam, como a formação de vapor ou a solidificação da água. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Ciências, especificamente a EF05CI03, que trata da observação de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água em Maquete

Os alunos irão construir uma maquete representando o ciclo da água, incluindo as etapas de evaporação, condensação e precipitação. Utilizando materiais recicláveis, cada grupo deve criar uma representação visual que demonstre como a água se transforma entre os estados físicos. Essa atividade promove a habilidade EF05CI04, que envolve a compreensão dos ciclos naturais.

3. Experiência do Gelo e da Água

Nesta atividade, os alunos devem colocar cubos de gelo em diferentes ambientes (sala de aula, ao sol, na geladeira) e observar o tempo que leva para derreter. Eles devem registrar as temperaturas e discutir como a temperatura afeta o estado físico da água. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI03, que envolve a investigação de mudanças de estado físico.

4. Observação da Formação de Nuvens

Os alunos irão simular a formação de nuvens utilizando um frasco de vidro, água quente e gelo. Ao colocar o gelo sobre a tampa do frasco, os alunos poderão observar a condensação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI04, que trata da compreensão dos fenômenos atmosféricos.

5. Experimento da Água e do Óleo

Os alunos devem misturar água e óleo em um recipiente e observar que eles não se misturam. Essa atividade ajuda a entender a densidade e a polaridade das substâncias. Os alunos devem registrar suas observações e discutir por que isso acontece, alinhando-se à habilidade EF05CI03.

6. Criação de um Gráfico de Temperaturas

Os alunos irão coletar dados sobre a temperatura da água em diferentes estados físicos ao longo de uma semana. Eles devem criar um gráfico para representar essas mudanças. Essa atividade promove a habilidade EF05MA12, que envolve a coleta e análise de dados.

7. Experiência do Vapor de Água

Os alunos devem ferver água em uma panela e observar a formação de vapor. Eles devem discutir o que acontece com a água e como ela se transforma em vapor. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI03, que trata da investigação de mudanças de estado físico.

8. Jogo de Memória dos Estados da Água

Os alunos irão criar um jogo de memória com cartões que representam os diferentes estados físicos da água (sólido, líquido, gasoso). Essa atividade promove a habilidade EF05CI01, que envolve a identificação de diferentes estados da matéria.

9. Experimento da Água e do Sal

Os alunos devem dissolver sal em água e observar como a água se torna uma solução. Eles devem discutir o que acontece com as moléculas de água e como isso se relaciona com os estados físicos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI03.

10. Criação de um Diário da Água

Os alunos devem manter um diário onde registram suas observações sobre a água ao longo de uma semana, incluindo mudanças de estado e atividades que envolvem água. Essa atividade promove a habilidade EF05CI04, que envolve a reflexão sobre os fenômenos naturais.