15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre escola educação infantil

A primeira atividade proposta é a “Caça ao Tesouro da Natureza”, onde as crianças devem explorar o ambiente escolar em busca de elementos naturais, como folhas, pedras e flores. Essa atividade estimula a observação e o respeito pela natureza, além de promover a interação com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03CG01.

A segunda ideia é a “Roda de Histórias”, onde os alunos se reúnem para contar e ouvir histórias. Essa atividade desenvolve a linguagem oral e a criatividade, além de promover a escuta ativa. Habilidade BNCC: EI03EF01.

A “Oficina de Artes” é a terceira atividade, onde as crianças podem explorar diferentes materiais, como tinta, papel e argila, para criar suas próprias obras de arte. Essa atividade estimula a expressão artística e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG02.

A quarta ideia é a “Brincadeira de Faz de Conta”, onde os alunos podem se vestir e interpretar personagens, estimulando a imaginação e a socialização. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Habilidade BNCC: EI03EF02.

A “Atividade de Música e Movimento” é a quinta proposta, onde as crianças podem dançar e cantar, desenvolvendo a coordenação motora e o ritmo. Essa atividade também promove a expressão corporal e a alegria. Habilidade BNCC: EI03EF03.

A sexta atividade é a “Jardinagem”, onde os alunos aprendem sobre plantas e como cuidar delas, promovendo o respeito pela natureza e o trabalho em equipe. Essa atividade também pode incluir a observação do crescimento das plantas. Habilidade BNCC: EI03CG03.

A sétima ideia é a “Experiência Científica”, onde as crianças podem realizar experimentos simples, como misturar água e corante, para entender conceitos básicos de ciência. Essa atividade estimula a curiosidade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EI03CN01.

A “Atividade de Culinária” é a oitava proposta, onde os alunos podem preparar receitas simples, aprendendo sobre medidas e ingredientes. Essa atividade promove a autonomia e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI03EF04.

A nona ideia é a “Teatro de Fantoches”, onde as crianças podem criar e apresentar histórias usando fantoches, estimulando a criatividade e a expressão oral. Essa atividade também promove a empatia ao interpretar diferentes personagens. Habilidade BNCC: EI03EF05.

Por fim, a décima atividade é a “Brincadeiras Tradicionais”, onde os alunos aprendem e praticam brincadeiras do passado, como pular corda e esconde-esconde. Essa atividade valoriza a cultura e a história, além de promover a socialização. Habilidade BNCC: EI03EF06.