15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre elementos da narrativa

1. Criação de Personagens

Os alunos podem criar seus próprios personagens, definindo características como nome, idade, aparência e personalidade. Essa atividade estimula a criatividade e permite que os estudantes explorem a construção de personagens, um dos elementos fundamentais da narrativa. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Mapa da História

Os alunos devem elaborar um mapa que represente a trajetória de uma história, incluindo os principais eventos e a evolução dos personagens. Essa atividade ajuda a visualizar a estrutura narrativa e a relação entre os elementos. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Reescrita de Finais

Proponha que os alunos reescrevam o final de uma história conhecida, incentivando-os a pensar em diferentes possibilidades e desfechos. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a criatividade, além de aprofundar a compreensão dos elementos narrativos. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

4. Criação de Diálogos

Os alunos devem criar diálogos entre os personagens de uma história, focando na construção de vozes distintas e na representação de emoções. Essa atividade é essencial para entender como os diálogos contribuem para o desenvolvimento da narrativa. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

5. Análise de Narrativas

Os estudantes podem analisar diferentes narrativas, identificando os elementos como enredo, personagens, ambiente e conflito. Essa atividade promove a habilidade de interpretação e análise crítica das histórias. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

6. Criação de Resumos

Pedir aos alunos que escrevam resumos de histórias lidas, destacando os principais elementos narrativos. Essa prática ajuda a desenvolver a síntese e a compreensão textual, fundamentais para a formação de leitores críticos. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

7. Jogo dos Elementos

Organize um jogo em que os alunos devem identificar e classificar os elementos da narrativa em diferentes histórias. Essa atividade lúdica torna o aprendizado mais dinâmico e interativo, facilitando a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

8. Criação de Contos Coletivos

Os alunos podem participar da criação de um conto coletivo, onde cada um contribui com uma parte da história. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de reforçar a compreensão dos elementos narrativos. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

9. Ilustração de Cenas

Pedir aos alunos que ilustrem cenas de uma narrativa, ajudando-os a visualizar e interpretar os elementos da história. Essa atividade integra arte e literatura, promovendo uma abordagem multidisciplinar. Habilidade BNCC: (EF15LP09).

10. Debate sobre Temas

Organize um debate em sala sobre os temas abordados nas narrativas estudadas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de aprofundar a discussão sobre os elementos da narrativa. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

11. Criação de Trilha Sonora

Os alunos podem criar uma trilha sonora para uma história, escolhendo músicas que representem os sentimentos e as emoções dos personagens. Essa atividade conecta a literatura com a música, enriquecendo a experiência narrativa. Habilidade BNCC: (EF15LP11).

12. Diário de Personagem

Proponha que os alunos escrevam um diário do ponto de vista de um personagem, explorando seus pensamentos e sentimentos. Essa atividade aprofunda a compreensão do caráter e da motivação dos personagens. Habilidade BNCC: (EF15LP12).

13. Criação de Book Trailers

Os alunos podem criar trailers de livros, utilizando recursos visuais e sonoros para apresentar a narrativa de forma atrativa. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e síntese, além de promover o interesse pela leitura. Habilidade BNCC: (EF15LP13).

14. Estudo de Gêneros Narrativos

Os estudantes podem pesquisar e apresentar diferentes gêneros narrativos, como contos, fábulas e crônicas. Essa atividade amplia o conhecimento sobre as diversas formas de contar histórias e seus elementos característicos. Habilidade BNCC: (EF15LP14).

15. Criação de Fanfics

Os alunos podem escrever fanfics, histórias baseadas em personagens e universos já existentes. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de permitir a exploração de novos enredos e perspectivas. Habilidade BNCC: (EF15LP15).