15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre DST

1. Jogo de Perguntas e Respostas sobre DST

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas em sala de aula, onde os alunos podem testar seus conhecimentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Utilize cartões com perguntas e respostas, promovendo a interação entre os alunos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: Saúde e Educação Sexual (EF09CI03).

2. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes tipos de DST, suas causas, sintomas e formas de prevenção. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização. Habilidade BNCC: Produção de textos e gêneros (EF15LP02).

3. Debate sobre Prevenção de DST

Organize um debate em sala de aula sobre a importância da prevenção das DST. Divida a turma em grupos e atribua diferentes pontos de vista. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: Argumentação e Persuasão (EF15LP03).

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando o que são DST, suas consequências e formas de prevenção. Essa atividade pode ser compartilhada nas redes sociais da escola, ampliando o alcance da informação. Habilidade BNCC: Produção Audiovisual (EF15LP04).

5. Dinâmica de Grupo: Mitos e Verdades sobre DST

Realize uma dinâmica onde os alunos devem separar afirmações sobre DST em mitos e verdades. Essa atividade promove a reflexão e o esclarecimento de informações erradas. Habilidade BNCC: Compreensão e Análise de Textos (EF15LP01).

6. Pesquisa sobre DST na Comunidade

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre o conhecimento da comunidade em relação às DST. Os resultados podem ser apresentados em gráficos e discussões em sala. Habilidade BNCC: Leitura e Interpretação de Dados (EF09MA05).

7. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem planejar e executar uma campanha de conscientização sobre DST na escola, utilizando diferentes mídias, como redes sociais, cartazes e palestras. Habilidade BNCC: Planejamento e Execução de Projetos (EF09LP05).

8. Estudo de Casos Reais

Apresente casos reais de pessoas que enfrentaram DST e suas consequências. Os alunos podem discutir em grupos e refletir sobre a importância da prevenção. Habilidade BNCC: Estudo de Casos e Reflexão Crítica (EF09CI01).

9. Criação de um Blog sobre DST

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, dicas e relatos sobre DST. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover a troca de informações. Habilidade BNCC: Produção de Textos Digitais (EF15LP06).

10. Palestra com Profissionais de Saúde

Convide profissionais de saúde para uma palestra sobre DST. Os alunos podem preparar perguntas e participar ativamente da discussão. Essa atividade enriquece o aprendizado e aproxima os alunos da realidade. Habilidade BNCC: Interação com Profissionais da Saúde (EF09CI02).

11. Jogo de Tabuleiro sobre DST

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder perguntas sobre DST para avançar. Essa atividade lúdica facilita a aprendizagem de forma divertida. Habilidade BNCC: Jogos e Brincadeiras (EF09CI04).

12. Análise de Mídias sobre DST

Os alunos podem analisar como as DST são retratadas em filmes, séries e músicas. Essa atividade promove a crítica e a reflexão sobre a representação das doenças na cultura. Habilidade BNCC: Interpretação de Mídias (EF15LP07).

13. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos que resumem informações sobre DST, como sintomas e formas de prevenção. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade. Habilidade BNCC: Produção Visual (EF15LP08).

14. Simulação de Consultório Médico

Realize uma simulação de consultório médico onde os alunos podem atuar como médicos e pacientes, discutindo sobre DST e suas prevenções. Essa atividade promove a empatia e o entendimento do papel da saúde. Habilidade BNCC: Simulações e Dramatizações (EF09CI05).

15. Elaboração de um Manual de Prevenção

Os alunos podem elaborar um manual de prevenção de DST, que pode ser distribuído na escola. Essa atividade promove a pesquisa e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: Produção de Materiais Informativos (EF15LP09).