15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre divisão para 2º ano

1. Jogo da Divisão com Cartas

Utilize um baralho comum para criar um jogo de divisão. Separe as cartas em dois grupos: números de 1 a 10 e figuras. Os alunos devem formar pares de cartas, onde uma carta representa o dividendo e a outra o divisor. A atividade estimula o raciocínio lógico e a prática da divisão, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF02MA06.

2. Divisão com Frutas

Traga frutas para a sala de aula e proponha que os alunos realizem divisões utilizando as frutas como objetos concretos. Por exemplo, se você tem 12 maçãs e 4 alunos, quantas maçãs cada um receberá? Essa atividade ajuda a visualizar a divisão de forma prática e lúdica. Habilidade BNCC: EF02MA06.

3. Divisão em Grupos

Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo um número de objetos (como lápis ou blocos). Peça que eles dividam os objetos igualmente entre si e apresentem a solução para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão da divisão. Habilidade BNCC: EF02MA06.

4. Quebra-Cabeça da Divisão

Crie um quebra-cabeça onde cada peça representa uma operação de divisão. Os alunos devem montar o quebra-cabeça resolvendo as divisões. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a lógica matemática. Habilidade BNCC: EF02MA06.

5. Divisão com Desenhos

Pede-se que os alunos desenhem uma situação em que a divisão é necessária, como dividir um bolo entre amigos. Depois, eles devem apresentar seus desenhos e explicar a divisão que realizaram. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF02MA06.

6. Jogo de Tabuleiro da Divisão

Crie um tabuleiro onde cada casa representa uma operação de divisão. Os alunos jogam dados e avançam no tabuleiro, resolvendo as divisões nas casas em que caem. Essa atividade torna o aprendizado divertido e dinâmico. Habilidade BNCC: EF02MA06.

7. Divisão com Dinheiro de Brinquedo

Utilize dinheiro de brinquedo para ensinar divisão. Proponha situações em que os alunos precisam dividir quantias entre pessoas ou objetos. Essa atividade ajuda a entender a divisão em contextos do dia a dia. Habilidade BNCC: EF02MA06.

8. Histórias em Quadrinhos sobre Divisão

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que envolva uma situação de divisão. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da divisão em um contexto narrativo. Habilidade BNCC: EF02MA06.

9. Caça ao Tesouro da Divisão

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são baseadas em problemas de divisão. Os alunos devem resolver as divisões para encontrar a próxima pista. Essa atividade promove a colaboração e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF02MA06.

10. Divisão com Jogos Digitais

Utilize jogos digitais educativos que abordem a divisão. Os alunos podem jogar em duplas ou individualmente, praticando a divisão de forma interativa. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado. Habilidade BNCC: EF02MA06.

11. Divisão com Material Dourado

Utilize material dourado para representar a divisão. Os alunos podem manipular as peças para entender como dividir um número em partes iguais. Essa atividade proporciona uma experiência tátil e visual. Habilidade BNCC: EF02MA06.

12. Música da Divisão

Crie uma música ou rima que ensine a divisão. Os alunos podem apresentar a música para a turma, tornando o aprendizado mais divertido e memorável. Habilidade BNCC: EF02MA06.

13. Divisão com Jogos de Tabuleiro

Invente um jogo de tabuleiro que envolva a divisão, onde os alunos precisam resolver problemas de divisão para avançar. Essa atividade estimula a competição saudável e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF02MA06.

14. Divisão em Duplas

Os alunos trabalham em duplas para resolver problemas de divisão, discutindo e explicando suas soluções um para o outro. Essa atividade promove a colaboração e a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF02MA06.

15. Divisão com Jogos de Cartas

Crie um jogo de cartas onde cada carta tem um problema de divisão. Os alunos devem resolver o problema para ganhar a carta. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e interativo. Habilidade BNCC: EF02MA06.