15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre diversidade na educação infantil

1. Contação de Histórias Diversificadas: Utilize livros que abordem diferentes culturas, etnias e realidades sociais. A habilidade BNCC correspondente é a EF15LP01, que incentiva a leitura e a interpretação de textos diversos. A contação de histórias pode ser feita em roda, permitindo que as crianças compartilhem suas próprias experiências e reflexões sobre as narrativas apresentadas.

2. Oficina de Artes com Temática Diversa: Proponha uma atividade em que as crianças possam criar obras de arte inspiradas em diferentes culturas. A habilidade BNCC EF15AR01 pode ser trabalhada aqui, estimulando a expressão artística e a valorização da diversidade cultural. Utilize materiais variados, como tintas, papéis e objetos recicláveis, para que cada criança possa expressar sua visão sobre a diversidade.

3. Jogos de Roda com Músicas de Vários Países: Organize uma roda de músicas que representem diferentes países e culturas. A habilidade BNCC EF15MU01 se aplica, pois promove a apreciação musical e o respeito às diferenças. As crianças podem aprender danças típicas e até mesmo criar suas próprias coreografias, promovendo a integração e a diversão.

4. Teatro de Fantoches sobre Diversidade: Crie um teatro de fantoches que aborde temas como amizade, respeito e aceitação das diferenças. A habilidade BNCC EF15AR02 é relevante, pois envolve a criação e a apresentação de histórias. As crianças podem participar ativamente, ajudando a criar os fantoches e encenando as histórias, promovendo a empatia e a compreensão.

5. Exploração de Comidas Típicas: Realize uma atividade onde as crianças possam conhecer e experimentar comidas de diferentes culturas. A habilidade BNCC EF15CI01 pode ser aplicada, pois envolve a exploração de hábitos alimentares e a valorização da diversidade. As crianças podem trazer pratos típicos de suas famílias e compartilhar suas histórias, promovendo um ambiente de aprendizado e respeito.

6. Criação de um Mural da Diversidade: Proponha que as crianças criem um mural coletivo que represente a diversidade presente na sala de aula. A habilidade BNCC EF15AR03 é pertinente, pois estimula a colaboração e a expressão artística. As crianças podem trazer fotos, desenhos e recortes que representem suas culturas e histórias familiares, criando um espaço de valorização e respeito.

7. Atividades de Role-Playing: Organize jogos de interpretação onde as crianças possam assumir diferentes papéis que representem diversas culturas e realidades. A habilidade BNCC EF15LP02 é importante, pois promove a empatia e a compreensão das diferenças. Essa atividade pode ajudar as crianças a se colocarem no lugar do outro, desenvolvendo habilidades sociais e emocionais.

8. Visitas a Comunidades Locais: Planeje uma visita a uma comunidade que represente uma cultura diferente. A habilidade BNCC EF15GE01 pode ser trabalhada, pois envolve o conhecimento sobre a diversidade cultural e social. As crianças poderão interagir com membros da comunidade, aprendendo sobre seus costumes e tradições, promovendo o respeito e a valorização da diversidade.

9. Criação de um Livro Coletivo: Proponha que as crianças criem um livro que conte suas histórias e experiências relacionadas à diversidade. A habilidade BNCC EF15LP03 é relevante, pois envolve a produção textual e a valorização das narrativas pessoais. Esse livro pode ser lido em sala de aula, permitindo que as crianças compartilhem suas vivências e aprendam com as histórias dos colegas.

10. Debates sobre Diversidade: Organize pequenos debates onde as crianças possam discutir temas relacionados à diversidade, como respeito e inclusão. A habilidade BNCC EF15LP04 é aplicável, pois promove a argumentação e a escuta ativa. Essa atividade pode ajudar as crianças a desenvolverem suas opiniões e a respeitarem as ideias dos outros, criando um ambiente de diálogo e aprendizado.