15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre diversidade cultural na educação infantil

1. Contação de Histórias de Diversidade Cultural

Uma atividade que envolve a contação de histórias de diferentes culturas pode ser extremamente enriquecedora. Os professores podem selecionar contos populares de diversas regiões do Brasil e do mundo, abordando temas como tradições, costumes e valores. Essa atividade está alinhada à habilidade EI02CG03, que propõe o reconhecimento e a valorização das diferentes culturas presentes na sociedade.

2. Danças Típicas

Promover uma aula de dança onde as crianças aprendem danças típicas de diferentes culturas é uma forma lúdica de ensinar sobre diversidade. Os alunos podem se dividir em grupos e pesquisar sobre uma dança específica, apresentando-a para a turma. Essa atividade atende à habilidade EI02EF01, que busca desenvolver a expressão corporal e o respeito às diferentes manifestações culturais.

3. Artesanato Cultural

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas em diferentes culturas, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também ensina sobre a importância do artesanato em diversas tradições. A habilidade EI02AR02 está diretamente relacionada a essa prática, promovendo a apreciação das artes e da cultura popular.

4. Mapa Cultural

Os alunos podem criar um mapa cultural da sala de aula, onde cada criança representa sua origem ou a cultura que mais admira. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EI02HG01, que envolve a compreensão da diversidade cultural e geográfica do Brasil e do mundo.

5. Festival de Culinária

Organizar um festival de culinária onde cada aluno traz um prato típico de sua cultura ou de uma cultura que deseja explorar. Essa atividade promove a troca de experiências e conhecimentos, além de estimular a habilidade EI02EF02, que incentiva a valorização das tradições alimentares.

6. Música e Ritmos do Mundo

Os alunos podem explorar diferentes estilos musicais e seus ritmos, aprendendo sobre a história e a cultura por trás de cada um. Essa atividade se alinha à habilidade EI02MU01, que busca desenvolver a apreciação musical e o respeito pela diversidade sonora.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches com histórias que abordem a diversidade cultural. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a habilidade EI02AR03, que envolve a criação e a apreciação de produções artísticas.

8. Jogos Tradicionais

Apresentar jogos tradicionais de diferentes culturas é uma forma divertida de ensinar sobre diversidade. Os alunos podem aprender e jogar, promovendo a habilidade EI02EF03, que incentiva a prática de atividades lúdicas e o respeito às tradições.

9. Exposição Cultural

Organizar uma exposição onde os alunos apresentam objetos, fotos e informações sobre suas culturas ou culturas que pesquisaram. Essa atividade promove a habilidade EI02CI01, que envolve a pesquisa e a apresentação de conhecimentos sobre a diversidade cultural.

10. Cartões Postais Culturais

Os alunos podem criar cartões postais que representem diferentes culturas, utilizando desenhos e informações sobre costumes e tradições. Essa atividade está alinhada à habilidade EI02LP02, que busca desenvolver a expressão escrita e a valorização das culturas.