15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre discriminação racial

1. Debate sobre Discriminação Racial

Promova um debate em sala de aula sobre discriminação racial, onde os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões. Utilize a habilidade BNCC de EF15LP11 para desenvolver a argumentação e a escuta ativa. O professor pode iniciar com perguntas provocativas e guiar a discussão, incentivando o respeito e a empatia entre os alunos.

2. Pesquisa sobre Personalidades Negras

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre personalidades negras que contribuíram para a sociedade, como escritores, cientistas e ativistas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15HI01, que envolve a pesquisa e análise de fontes históricas. Os alunos devem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações orais.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relacionados à discriminação racial, utilizando a habilidade EF15LP15 para desenvolver textos informativos. Essa atividade estimula a escrita criativa e a pesquisa, além de promover a conscientização sobre a importância da igualdade racial.

4. Análise de Músicas e Letras

Escolha músicas que abordem a temática da discriminação racial e peça aos alunos que analisem as letras. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação e análise de obras artísticas. Os alunos podem discutir o impacto social das músicas e como elas refletem a luta contra a discriminação.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre a importância da igualdade racial e os impactos da discriminação. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15ET04, que envolve a utilização de diferentes mídias para comunicar ideias. Os vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola para ampliar o alcance da mensagem.

6. Oficina de Artes Visuais

Realize uma oficina de artes visuais onde os alunos possam criar obras que representem a diversidade racial. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a criação e apreciação de obras de arte. Os alunos podem expor suas obras em uma galeria na escola, promovendo a reflexão sobre a diversidade cultural.

7. Leitura de Livros Infantis

Selecione livros infantis que abordem a temática da discriminação racial e promova uma leitura em grupo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP10, que envolve a leitura e interpretação de textos. Após a leitura, os alunos podem discutir as mensagens dos livros e como elas se relacionam com suas vidas.

8. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes de conscientização sobre a discriminação racial e a importância da igualdade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP12, que envolve a produção de textos com diferentes finalidades. Os cartazes podem ser expostos na escola para sensibilizar a comunidade escolar.

9. Simulação de um Julgamento

Realize uma simulação de um julgamento onde os alunos possam discutir um caso fictício de discriminação racial. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI04, que envolve a discussão de questões éticas e sociais. Os alunos devem assumir papéis diferentes e argumentar a favor ou contra, promovendo o pensamento crítico.

10. Criação de um Blog sobre Diversidade

Os alunos podem criar um blog onde compartilhem artigos, entrevistas e reflexões sobre a diversidade racial. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos para diferentes meios. O blog pode ser uma plataforma para os alunos expressarem suas opiniões e promoverem a conscientização.