15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre dinheiro ensino fundamental

1. Jogo da Memória Financeira

Desenvolva um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes notas e moedas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao mesmo tempo, aprender sobre a identificação de valores monetários. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA10, que envolve a identificação e a representação de números em diferentes contextos.

2. Criação de um Orçamento Familiar

Os alunos devem criar um orçamento familiar fictício, considerando receitas e despesas. Essa atividade permite que eles compreendam a importância do planejamento financeiro e está relacionada à habilidade EF05MA12, que aborda a elaboração e a interpretação de gráficos e tabelas.

3. Feira de Trocas

Organize uma feira de trocas onde os alunos possam trocar brinquedos ou livros. Eles devem negociar os valores de troca, promovendo discussões sobre valor e escassez. Essa atividade se conecta à habilidade EF04MA13, que trata da noção de valor e da comparação entre diferentes quantidades.

4. Simulação de Compras

Crie uma simulação de compras em que os alunos devem utilizar um determinado valor em dinheiro para adquirir produtos de uma lista. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de cálculo e está alinhada à habilidade EF03MA14, que envolve a resolução de problemas com adição e subtração.

5. História do Dinheiro

Os alunos devem pesquisar e apresentar a evolução do dinheiro ao longo da história, desde o escambo até as moedas digitais. Essa atividade promove a interdisciplinaridade e está relacionada à habilidade EF09HI02, que envolve a análise de diferentes períodos históricos.

6. Criação de uma Loja Virtual

Os alunos podem criar uma loja virtual fictícia, definindo produtos, preços e estratégias de marketing. Essa atividade estimula o empreendedorismo e está alinhada à habilidade EF06MA15, que aborda a resolução de problemas em contextos financeiros.

7. Jogo de Tabuleiro Financeiro

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos enfrentam desafios financeiros, como pagar contas e fazer investimentos. Essa atividade é excelente para discutir a importância da educação financeira e está alinhada à habilidade EF05MA11, que envolve a resolução de problemas em situações cotidianas.

8. Entrevista com Profissionais de Finanças

Os alunos podem entrevistar profissionais da área financeira, como contadores ou economistas, para entender melhor o mundo das finanças. Essa atividade se relaciona à habilidade EF09CI03, que envolve a pesquisa e a análise de informações de diferentes fontes.

9. Criação de Cartazes sobre Economia

Os alunos devem criar cartazes informativos sobre conceitos econômicos, como oferta e demanda. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF08GE02, que aborda a interpretação de informações geográficas e econômicas.

10. Debates sobre Consumo Consciente

Promova debates em sala de aula sobre consumo consciente e suas implicações. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre a importância de gastar de forma responsável. Essa atividade está relacionada à habilidade EF07CI04, que envolve a análise crítica de informações e a formação de opiniões.