15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre dígrafos

1. Jogo da Memória com Dígrafos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham palavras com dígrafos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a identificação dos dígrafos em diferentes contextos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras com dígrafos.

2. Caça-Palavras de Dígrafos

Desenvolva um caça-palavras com palavras que contenham dígrafos. Os alunos devem encontrar e circular as palavras, o que ajuda na fixação do conteúdo. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que foca na identificação de letras e sílabas em palavras.

3. Criação de Histórias com Dígrafos

Peça aos alunos que escrevam pequenas histórias utilizando um número específico de palavras que contenham dígrafos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos.

4. Bingo dos Dígrafos

Organize um jogo de bingo onde as cartelas contenham palavras com dígrafos. O professor lê as palavras e os alunos marcam em suas cartelas. Essa atividade promove a audição e a identificação de dígrafos, de acordo com a habilidade EF15LP04.

5. Atividade de Classificação de Palavras

Proponha uma atividade em que os alunos classifiquem palavras em grupos, como palavras com dígrafos e sem dígrafos. Essa prática ajuda na compreensão e na diferenciação dos tipos de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP05.

6. Produção de Cartazes sobre Dígrafos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre dígrafos, incluindo exemplos e ilustrações. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos e a comunicação visual.

7. Leitura de Textos com Dígrafos

Selecione textos que contenham uma boa quantidade de dígrafos e faça uma leitura em voz alta com os alunos. Após a leitura, discuta as palavras destacadas e suas funções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a interpretação de textos.

8. Jogo de Rimas com Dígrafos

Crie um jogo onde os alunos devem encontrar rimas para palavras que contenham dígrafos. Essa atividade estimula a sonoridade das palavras e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a exploração de rimas e sonoridades.

9. Atividade de Ditado com Dígrafos

Realize uma atividade de ditado onde as palavras ditadas contenham dígrafos. Após o ditado, discuta a escrita correta e a pronúncia das palavras. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP09, que foca na escrita correta de palavras.

10. Criação de Jogos Digitais sobre Dígrafos

Utilize plataformas digitais para criar jogos interativos que abordem dígrafos. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade atende à habilidade EF15LP10, que envolve o uso de tecnologias para a aprendizagem.