15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre dança para educação infantil

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” consiste em utilizar lenços coloridos que representam diferentes emoções. As crianças devem dançar conforme a música toca, levantando o lenço da cor correspondente à emoção que sentem. Essa atividade estimula a expressão corporal e a identificação de sentimentos, alinhando-se à habilidade BNCC de desenvolver a expressão artística e a percepção emocional (EF15AR01).

2. Coreografia dos Animais

Nesta atividade, os alunos devem imitar os movimentos de diferentes animais enquanto ouvem uma música. Cada animal pode ter uma música específica que represente seu habitat ou características. Essa atividade promove a criatividade e a coordenação motora, além de trabalhar a habilidade BNCC de reconhecer e respeitar a diversidade dos seres vivos (EF02CI01).

3. Dança das Estações

Os alunos são convidados a criar uma dança que represente cada uma das quatro estações do ano. Com o auxílio de músicas temáticas, as crianças podem expressar as características de cada estação através de movimentos e gestos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de compreender e valorizar a natureza (EF02CI02).

4. Roda de Dança

A “Roda de Dança” é uma atividade em que as crianças se juntam em círculo e dançam ao som de músicas folclóricas. Os alunos podem alternar entre dançar e cantar, promovendo a interação e a socialização. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de valorizar as tradições culturais (EF15AR02).

5. Dança dos Sentidos

Os alunos são convidados a dançar com os olhos vendados, explorando o espaço e os sons ao seu redor. Essa atividade estimula a percepção sensorial e a confiança, além de trabalhar a habilidade BNCC de desenvolver a autonomia e a autoexpressão (EF15AR03).

6. Dança das Formas Geométricas

As crianças devem criar movimentos que representem diferentes formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos. Utilizando músicas com ritmos variados, essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC de reconhecer formas e padrões (EF02MA01).

7. Dança das Emoções

Nesta atividade, as crianças devem representar diferentes emoções através de movimentos corporais. O professor pode tocar músicas que evoquem essas emoções, e os alunos devem dançar de acordo com o sentimento que a música transmite. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC de expressar sentimentos e emoções (EF15AR04).

8. Dança do Silêncio

A “Dança do Silêncio” consiste em dançar sem música, utilizando apenas os sons do ambiente. As crianças devem prestar atenção aos sons ao seu redor e criar movimentos que os representem. Essa atividade promove a concentração e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC de desenvolver a atenção e a percepção (EF15AR05).

9. Dança das Mãos

Os alunos devem criar uma coreografia utilizando apenas as mãos, sem movimentos de corpo. Essa atividade estimula a coordenação e a criatividade, além de trabalhar a habilidade BNCC de explorar diferentes formas de expressão (EF15AR06).

10. Dança da História

As crianças devem criar uma dança que conte uma história, utilizando movimentos que representem os personagens e os eventos. Essa atividade estimula a narrativa e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC de desenvolver a criatividade e a imaginação (EF15AR07).