15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre dança na escola

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve a utilização de lenços coloridos que representam diferentes emoções. Os alunos devem dançar de acordo com a cor que escolherem, expressando a emoção correspondente. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a discussão sobre sentimentos e cores. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Coreografia em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia original. Eles podem escolher um estilo de dança e trabalhar juntos para desenvolver a apresentação. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a colaboração, além de permitir que os alunos explorem diferentes ritmos e movimentos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Dança das Estações

A “Dança das Estações” é uma atividade que permite aos alunos explorar os diferentes movimentos e estilos de dança que representam as quatro estações do ano. Cada grupo pode escolher uma estação e criar uma dança que a represente, utilizando elementos da natureza e da cultura. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Dança e Literatura

Os alunos escolhem um poema ou uma história e criam uma dança que ilustre a narrativa. Essa atividade integra a dança com a literatura, permitindo que os alunos expressem a história através do movimento. Além disso, promove a interpretação e a análise de textos. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Dança do Folclore Brasileiro

Os alunos aprendem sobre diferentes danças folclóricas brasileiras, como o frevo, o forró e a ciranda. Em seguida, eles praticam e apresentam essas danças, explorando a cultura e as tradições do Brasil. Essa atividade valoriza a diversidade cultural e a identidade nacional. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Dança e Música

Nesta atividade, os alunos escolhem uma música e criam uma coreografia que se encaixe na letra e no ritmo. Eles podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a criatividade e a interpretação musical. Essa atividade também ajuda os alunos a desenvolverem o senso rítmico. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Dança e Movimento Livre

A “Dança e Movimento Livre” permite que os alunos explorem seus próprios movimentos sem restrições. Eles podem se expressar livremente, utilizando a música como guia. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento da autonomia e da autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Dança e Jogos Corporais

Os alunos participam de jogos corporais que envolvem dança, como “Dança das Cadeiras” ou “Estátua”. Essas atividades são divertidas e ajudam a desenvolver a coordenação motora e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Dança e Expressão Facial

Os alunos aprendem a importância da expressão facial na dança. Eles praticam diferentes emoções e como transmiti-las através do rosto enquanto dançam. Essa atividade ajuda a desenvolver a comunicação não verbal e a empatia. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Dança e Tecnologia

Nesta atividade, os alunos utilizam aplicativos de dança ou vídeos online para aprender passos e coreografias. Eles podem gravar suas próprias danças e compartilhar com a turma. Essa atividade integra tecnologia e dança, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. Habilidade BNCC: EF15AR10.