15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cultura negra

1. Roda de Conversa sobre a Cultura Negra

Promova uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas percepções sobre a cultura negra no Brasil. Utilize a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a valorização da diversidade cultural. Essa atividade estimula o respeito e a empatia, além de promover um ambiente de aprendizado colaborativo.

2. Criação de Painéis sobre Personalidades Negras

Os alunos podem pesquisar e criar painéis informativos sobre personalidades negras que contribuíram para a história do Brasil, como Zumbi dos Palmares e Maria da Penha. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15HI01, que incentiva a pesquisa e a análise crítica da história. Os painéis podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização.

3. Oficina de Danças Afro-Brasileiras

Realize uma oficina de danças afro-brasileiras, como o samba de roda e o maracatu. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a expressão corporal e a cultura popular. Além de aprender sobre a dança, os alunos também conhecerão a história e a importância dessas manifestações culturais.

4. Leitura de Livros sobre Cultura Negra

Organize um clube do livro focado em obras de autores negros ou que abordem a temática da cultura negra. A habilidade BNCC EF15LP02 pode ser aplicada aqui, promovendo a leitura crítica e a interpretação de textos. Os alunos podem discutir os temas abordados e suas relevâncias sociais e históricas.

5. Produção de Vídeos sobre a Cultura Negra

Os alunos podem criar vídeos curtos que abordem aspectos da cultura negra, como culinária, música e tradições. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15TC01, que incentiva a produção de conteúdos audiovisuais. Os vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola, ampliando o alcance da mensagem.

6. Visita a Museus ou Exposições sobre Cultura Negra

Planeje uma visita a museus ou exposições que tratem da cultura negra, como o Museu Afro-Brasileiro. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15HI02, que envolve a pesquisa e a valorização do patrimônio cultural. Os alunos poderão vivenciar a história de forma prática e interativa.

7. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente a cultura negra, utilizando diferentes técnicas artísticas. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a produção artística coletiva. O mural pode ser uma forma de expressar a identidade e a diversidade cultural da turma.

8. Debates sobre Racismo e Igualdade

Promova debates sobre racismo e igualdade racial, utilizando a habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a argumentação e o respeito ao outro. Os alunos podem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões, promovendo um espaço seguro para discussões importantes e necessárias.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem personagens e eventos da cultura negra. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de narrativas. Além de estimular a criatividade, os alunos aprenderão sobre a importância da representação na mídia.

10. Estudo de Músicas de Artistas Negros

Realize uma análise de letras de músicas de artistas negros, como Gilberto Gil e Elza Soares. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a apreciação musical. Os alunos podem discutir as mensagens e os contextos sociais das músicas, promovendo uma reflexão crítica sobre a cultura.