15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cultura material e imaterial

1. Exploração de Objetos Culturais: Os alunos podem trazer de casa objetos que representam a cultura material de suas famílias, como utensílios, roupas ou brinquedos. Em sala de aula, cada aluno apresenta seu objeto, explicando sua origem e significado. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01, que aborda a valorização da diversidade cultural.

2. Criação de um Mapa Cultural: Os estudantes podem criar um mapa da cidade ou região, marcando locais que representam a cultura material e imaterial, como festas, tradições e monumentos. Essa atividade estimula a pesquisa e o conhecimento sobre a cultura local, alinhando-se à habilidade EF15HI02, que trata da análise da diversidade cultural.

3. Entrevista com Anciãos: Os alunos podem entrevistar membros mais velhos da comunidade para coletar histórias e tradições que representam a cultura imaterial. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos a partir de informações coletadas.

4. Feira de Saberes: Organizar uma feira onde os alunos possam apresentar e ensinar práticas culturais, como danças, receitas ou artesanato. Essa atividade promove a troca de conhecimentos e pode ser vinculada à habilidade EF15AR02, que trata da apreciação e valorização das manifestações artísticas.

5. Criação de um Diário Cultural: Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a cultura material e imaterial que encontram no dia a dia. Essa atividade estimula a reflexão e pode ser relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos reflexivos.

6. Visita a Museus e Centros Culturais: Planejar uma visita a um museu ou centro cultural local para que os alunos possam observar e aprender sobre a cultura material. Após a visita, os alunos podem produzir um relatório, alinhando-se à habilidade EF15HI03, que envolve a interpretação de fontes históricas.

7. Oficina de Artesanato: Realizar uma oficina onde os alunos aprendem a fazer um artesanato típico da cultura local. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR03, que aborda a criação e apreciação de obras de arte.

8. Contação de Histórias: Promover sessões de contação de histórias que abordem mitos e lendas da cultura local. Os alunos podem criar suas próprias histórias inspiradas nas tradições, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a criação de narrativas.

9. Documentário Cultural: Os alunos podem produzir um pequeno documentário sobre uma manifestação cultural da comunidade, utilizando entrevistas e imagens. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15HI04, que trata da produção de conhecimento histórico.

10. Roda de Conversa sobre Tradições: Organizar uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências e tradições familiares. Essa atividade estimula o respeito e a valorização da diversidade cultural, alinhando-se à habilidade EF15AR04, que aborda a apreciação das diferentes manifestações culturais.

11. Pesquisa sobre Festas Típicas: Os alunos podem pesquisar sobre festas típicas da região, suas origens e significados. Após a pesquisa, podem apresentar suas descobertas em sala de aula, vinculando-se à habilidade EF15HI05, que envolve a análise de eventos históricos.

12. Criação de um Livro de Receitas: Os alunos podem coletar receitas tradicionais de suas famílias e criar um livro de receitas que represente a cultura imaterial da alimentação. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos informativos.

13. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente uma história ou lenda da cultura local. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR05, que trata da criação e apresentação de produções artísticas.

14. Exposição de Fotografias: Os alunos podem fotografar elementos da cultura material e imaterial de sua comunidade e organizar uma exposição. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR06, que envolve a apreciação e análise de obras de arte.

15. Criação de um Blog Cultural: Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas e experiências sobre a cultura material e imaterial. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.