15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cubismo

1. Criação de Pinturas Cubistas

Os alunos podem explorar a técnica cubista criando suas próprias pinturas. A atividade pode incluir a análise de obras de artistas como Pablo Picasso e Georges Braque, seguida da criação de uma pintura que utilize formas geométricas e múltiplas perspectivas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

2. Montagem de Colagens

Os estudantes podem criar colagens utilizando recortes de revistas e jornais, representando a estética cubista. A atividade pode ser complementada com uma discussão sobre como o cubismo desafiou as representações tradicionais da arte. Essa atividade atende à habilidade EF15AR02, que incentiva a experimentação com diferentes materiais e técnicas.

3. Estudo de Formas Geométricas

Uma atividade que envolve a identificação e a criação de formas geométricas em objetos do cotidiano. Os alunos podem desenhar ou fotografar esses objetos, discutindo como o cubismo transforma a percepção visual. Essa atividade está ligada à habilidade EF15MA01, que envolve a exploração de formas e figuras geométricas.

4. Análise de Obras Cubistas

Os alunos podem realizar uma análise detalhada de obras cubistas, discutindo os elementos que caracterizam esse estilo. A atividade pode incluir a apresentação de trabalhos em grupo, onde cada grupo analisa uma obra específica. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR03, que envolve a análise crítica de obras de arte.

5. Criação de Esculturas Cubistas

Nesta atividade, os alunos podem criar esculturas utilizando materiais recicláveis, inspirando-se no cubismo. A proposta é que eles explorem a tridimensionalidade e a fragmentação das formas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR04, que envolve a produção de obras em diferentes suportes e dimensões.

6. Desenho de Retratos Cubistas

Os alunos podem desenhar retratos de colegas ou de si mesmos utilizando a técnica cubista. A atividade pode incluir a discussão sobre como o cubismo representa a figura humana de maneira não convencional. Essa atividade atende à habilidade EF15AR05, que envolve a representação da figura humana nas artes visuais.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos Cubistas

Os estudantes podem criar histórias em quadrinhos que utilizem elementos cubistas em suas ilustrações. A atividade pode incluir a elaboração de roteiros e a discussão sobre como a narrativa pode ser afetada pela estética cubista. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR06, que envolve a criação de narrativas visuais.

8. Estudo de Artistas Cubistas

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes artistas cubistas e suas contribuições para o movimento. A atividade pode culminar em uma apresentação oral ou em um painel informativo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR07, que envolve o estudo de artistas e movimentos artísticos.

9. Experiência com Música e Cubismo

Os alunos podem explorar a relação entre música e cubismo, criando uma composição musical que represente a fragmentação e a multiplicidade de perspectivas. A atividade pode incluir a discussão sobre como diferentes formas de arte se influenciam mutuamente. Essa atividade atende à habilidade EF15AR08, que envolve a integração de diferentes linguagens artísticas.

10. Exposição de Arte Cubista

Os alunos podem organizar uma exposição com as obras criadas durante as atividades. A exposição pode incluir uma apresentação sobre o cubismo e suas características. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR09, que envolve a organização e a curadoria de eventos artísticos.