15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre crônicas 8º ano

1. Criação de Crônicas Coletivas

Os alunos podem se reunir em grupos para criar uma crônica coletiva. Cada grupo escolhe um tema relevante e, em conjunto, desenvolve a narrativa, dividindo as responsabilidades de escrita entre os membros. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem diferentes estilos de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Análise de Crônicas Famosas

Os alunos devem escolher uma crônica de um autor renomado, como Luis Fernando Veríssimo ou Martha Medeiros, e realizar uma análise crítica. Eles podem discutir o estilo do autor, os temas abordados e a forma como a crônica se relaciona com o cotidiano. Essa atividade desenvolve a capacidade de interpretação e análise textual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Crônicas em Diferentes Gêneros

Nesta atividade, os alunos devem produzir crônicas que se encaixem em diferentes gêneros, como humor, crítica social ou crônicas de viagem. Ao diversificar os gêneros, os alunos aprendem a adaptar seu estilo de escrita e a entender as nuances de cada tipo de crônica. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Temas Abordados nas Crônicas

Os alunos podem realizar um debate sobre os temas abordados nas crônicas lidas em sala de aula. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões sobre questões sociais e culturais. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Ilustrações para Crônicas

Os alunos podem ilustrar suas próprias crônicas ou as crônicas de autores conhecidos. Essa atividade permite que eles expressem visualmente o que entenderam do texto, desenvolvendo habilidades artísticas e interpretativas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Crônicas em Formato Digital

Os alunos podem criar um blog ou uma página em redes sociais para publicar suas crônicas. Essa atividade incentiva o uso de ferramentas digitais e a interação com um público mais amplo, além de desenvolver habilidades de escrita para a web. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Roda de Leitura de Crônicas

Organizar uma roda de leitura onde os alunos leem suas crônicas em voz alta. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa, além de permitir que os alunos compartilhem suas produções com os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Estudo do Contexto Histórico das Crônicas

Os alunos devem pesquisar o contexto histórico em que uma crônica foi escrita, relacionando-a com os eventos sociais e políticos da época. Essa atividade desenvolve a habilidade de pesquisa e a compreensão do impacto do contexto na produção literária. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Criação de Crônicas a Partir de Imagens

Os alunos podem escolher uma imagem e escrever uma crônica inspirada nela. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de interpretação visual, além de desenvolver a habilidade de criar narrativas a partir de elementos visuais. Habilidade BNCC: EF15LP08.

10. Comparação entre Crônicas e Outros Gêneros Textuais

Os alunos podem comparar crônicas com outros gêneros textuais, como contos ou notícias. Essa atividade ajuda a entender as características específicas de cada gênero e a desenvolver habilidades de análise e comparação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

11. Criação de Crônicas em Duplas

Os alunos podem trabalhar em duplas para criar uma crônica, onde cada um escreve uma parte do texto. Essa atividade promove a colaboração e a troca de ideias, além de permitir que os alunos aprendam uns com os outros. Habilidade BNCC: EF15LP10.

12. Reflexão sobre a Importância das Crônicas

Os alunos devem escrever uma reflexão sobre a importância das crônicas na sociedade contemporânea. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, além de promover uma discussão sobre o papel da literatura na vida cotidiana. Habilidade BNCC: EF15LP11.

13. Produção de Crônicas em Formato de Podcast

Os alunos podem gravar suas crônicas em formato de podcast, explorando a oralidade e a entonação. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e permite que os alunos experimentem diferentes formas de expressão. Habilidade BNCC: EF15LP12.

14. Criação de Crônicas a Partir de Entrevistas

Os alunos podem entrevistar pessoas da comunidade e escrever crônicas baseadas nas histórias contadas. Essa atividade incentiva a pesquisa e a escuta ativa, além de conectar os alunos com a realidade ao seu redor. Habilidade BNCC: EF15LP13.

15. Análise de Crônicas em Diferentes Mídias

Os alunos devem analisar crônicas publicadas em diferentes mídias, como jornais, revistas e blogs. Essa atividade ajuda a entender como o formato e o meio de publicação influenciam a escrita e a recepção do texto. Habilidade BNCC: EF15LP14.