15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cores primárias na educação infantil

1. Pintura com Cores Primárias

Uma atividade clássica que estimula a criatividade das crianças é a pintura com cores primárias. Os alunos podem usar tinta vermelha, azul e amarela para criar suas próprias obras de arte. Essa atividade não apenas permite que as crianças explorem a mistura de cores, mas também se alinha à habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a exploração de diferentes materiais e técnicas de expressão artística.

2. Caça às Cores

Organize uma caça às cores no ambiente escolar. As crianças devem encontrar objetos que correspondam às cores primárias. Essa atividade promove a observação e a identificação de cores no cotidiano, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve a exploração de elementos do ambiente e suas características.

3. Mistura de Cores com Água

Utilize copos transparentes com água e adicione corantes alimentícios nas cores primárias. As crianças podem misturar as cores e observar as novas tonalidades que surgem. Essa atividade é excelente para ensinar sobre a combinação de cores e se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG02, que trata da experimentação com diferentes materiais e suas propriedades.

4. Jogo de Memória das Cores

Crie um jogo de memória utilizando cartões com as cores primárias. As crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória visual e a concentração, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a prática de jogos e brincadeiras.

5. Dança das Cores

Proponha uma dança onde cada criança representa uma cor primária. Ao tocar uma música, as crianças devem dançar e, quando a música parar, devem se agrupar de acordo com a cor que representam. Essa atividade promove a expressão corporal e a socialização, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF03, que aborda a expressão de sentimentos e emoções através do movimento.

6. Criação de um Mural de Cores

As crianças podem colaborar na criação de um mural utilizando recortes de papel colorido nas cores primárias. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG04, que envolve a criação de produções artísticas coletivas.

7. Histórias com Cores

Leia uma história que envolva cores e peça para as crianças desenharem suas partes favoritas utilizando as cores primárias. Essa atividade incentiva a interpretação e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EI03LP01, que trata da apreciação e produção de narrativas.

8. Experiência Sensorial com Cores

Crie uma experiência sensorial onde as crianças possam tocar, cheirar e ver diferentes materiais nas cores primárias. Isso pode incluir tecidos, frutas e objetos de plástico. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03EF04, que envolve a exploração sensorial do ambiente.

9. Jogo de Classificação de Cores

Forneça diferentes objetos e peça para as crianças classificá-los de acordo com as cores primárias. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de categorização e raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC EI03MA01, que envolve a organização e classificação de objetos.

10. Teatro de Sombras com Cores

Utilize lanternas e objetos coloridos para criar um teatro de sombras. As crianças podem projetar as sombras das cores primárias e contar histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a imaginação, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG05, que aborda a criação de produções artísticas utilizando diferentes linguagens.